O Campeonato Paulista 2014 de futebol iniciou-se neste fim de semana com dez jogos. Pressionada pelos atletas e pela realização da Copa do Brasil em 2014, a FPF (Federação Paulista de Futebol) viu-se obrigada a alterar a fórmula do Campeonato Paulista.
O turno único manteve-se, porém as 20 equipes foram divididas em quatro grupos de cinco. Ou seja, a primeira fase passou de 19 jogos para 15. Ganhou-se em teoria quatro rodadas de descanso para os jogadores.
Porém, a mudança mostra como o regulamento é pífio. Os times enfrentarão os rivais dos outros três grupos, menos os de seu próprio.
A primeira rodada mostrou como o negócio é mal feito. Os cinco time do grupo A enfrentaram os do D, enquanto aqueles do B duelaram contra os do C.
E o que aconteceu? No duelo A x D, todos os time do grupo D venceram. Ou seja, todo mundo tem três pontos, desempatados pelo saldo de gol. O mesmo vale para o A, porém todos com zero ponto.
Bragantino, Mogi Mirim, Palmeiras, Oeste e Rio Claro venceram, respectivamente, São Paulo, Comercial, Linense, Penapolense e Atlético Sorocaba.
Entre grupos B e C o negócio foi mais equilibrado. Uma vitória do Corinthians no grupo B, duas vitórias no C com Santos e São Bernardo, além de um empate entre Audax e Paulista.
A fórmula só servirá para acirrar os ânimos entre as torcidas. Porque o torcedor do Palmeiras que goza o são-paulino pela derrota de ontem, em Bragança, mal percebe que a derrota do São Paulo foi ruim para seu time.
Pela tabela, nas cinco primeiras rodadas são formadas pelos duelos A x D e B x C, nas cinco seguintes A x C e B x D, e nas cinco últimas A x B e C x D.
Ou seja, nas últimas cinco rodadas os grupos de São Paulo x Corinthians se enfrentam. Caso um dos dois grandes esteja classificado, ele pode simplesmente atrapalhar o rival perdendo para o adversário x ou y.
Mais uma fórmula "brilhante", feita por pessoas que ficam no escritório em seus ares-condicionados e não pensam muito no que estão fazendo. Não vão a campo com frequência, então não entendem muito o que acontece lá dentro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário