domingo, 7 de dezembro de 2008

Hexa/Tri-Campeão Brasileiro


TÍTULO
O São Paulo bateu o Goiás por 1 a 0 na tarde deste sábado e sagrou-se o único hexacampeão e único tricampeão brasileiro, desde 1971.

Com um gol feito em posição irregular, o atacante Borges deixou seu décimo sexto tento na competição, sendo o suficiente para o torcedor gritar o esperado "É Campeão". Hugo e Dagoberto tiveram boas chances para aumentar o placar, enquanto o Goiás apenas assistiu passivamente a festa após levar o gol.

Um dia antes da decisão, um episódio nebuloso poderia ter manchado o título, porém, dentro de campo, os são-paulinos fizeram a festa sem se preocupar com o rival Grêmio, que bateu o Atlético-MG, por 2 a 0, no Olímpico. Mesmo sem o caneco, o torcedor gaúcho aplaudiu sua equipe ao término do jogo.

Um tal envelope com ingressos para o Show da Madonna em dezembro no Morumbi, com o nome possivelmente endereçado ao árbitro Wagner Tardelli, fez com que a CBF mudasse o juiz da partida. Jaílson Macedo de Freitas, apitou bem e não teve culpa, no erro do bandeirinha que não enxergou o impedimento de Borges.

A CBF promete explicar o fato nesta segunda-feira.

Na minha opinião, este fato não mancha o título do Tricolor. Não pelo fato em si, mas sim porque o time que perdeu apenas um jogo no returno - 19 partidas - e realmente mostrou-se superior aos rivais, com um segundo turno impecável e um primeiro turno pífio.

LIBERTADORES
Cruzeiro e Palmeiras garantiram suas vagas na Libertadores de 2009. A Raposa com uma vitória sobre a Portuguesa: 4 a 0. Já o Palmeiras, não deu muita alegria ao torcedor e perdeu por 1 a 0 para o Botafogo, em São Paulo.

Já o Flamengo, não fez sua parte. Perdeu de 5 a 3 para o Atlético-PR e vai disputar a Sul-Americana em 2009.

REBAIXAMENTO
Junto de Ipatinga e Portuguesa ficaram duas equipes que já estavam na zona do rebaixamento. O Figueirense, que goleou o Inter e o Vasco, que perdeu por 2 a 0 para o Vitória, dentro do "alçapão" alvinegro.

No fim do jogo em São Januário, um torcedor ameaçou se jogar da cobertura da arquibancada do estádio, mas teve seu impeto contido.

Parabéns ao São Paulo - campeão brasileiro em 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008. Parabéns ao Grêmio que poucos acreditavam ter chances de título no começo da temporada. Já ao Vasco, que 2009 o clube se reestruture e Dinamite aprenda com os erros deste ano.

Nenhum comentário: