quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

São Paulo é campeão da Copa Sul Americana 2012


Após uma partida de ida muito tensa na Argentina, realizada no Estádio La Bombonera, do Boca Juniors, no último dia 5, o torcedor são paulino não imaginava o que estaria por vir na final do Morumbi, realizada na última quarta-feira, 12.12.2012.

Com um clima de tensão fora de campo, onde os jogadores do Tigre foram proibidos de realizar o reconhecimento do campo no dia anterior, a coisa já esquentou quando o time argentino entrou em campo para realizar o aquecimento.

O São Paulo havia proibido a entrada no campo por questões técnicas, algo desrespeitado pelo jogadores de Victoria (ARG). Até aí, tudo bem. Dos males, era o menor. Os mais de 65 mil tricolores que estavam no estádio, nem imaginavam que isso desencadearia em um problema ainda maior.

Dentro de campo, com a bola rolando, o São Paulo fez um primeiro tempo muito superior. Abriu o placar aos 22 com Lucas e ampliou com Osvaldo aos 27. Até o término do primeiro tempo, o Tricolor tocou a bola administrando o resultado e o Tigre apenas correu atrás, aos gritos de "Olé".

Ao apito do árbitro para os 15 minutos do intervalo, os ânimos acirraram. Lucas provocou um adversário mostrando o algodão para estancar o sangue no nariz, após levar uma cotovelada do zagueiro adversário. Aí, foi praticamente decretado o início do fim.

Após confusão generalizada e expulsão de um jogador para cada lado, destacando que Paulo Miranda - um guerreiro em campo - foi expulso, o Tigre não voltou mais ao gramado.

Alegou falta de segurança para voltar ao campo. Como se lá na Argentina as coisas não fossem piores que aqui. Tentaram invadir o vestiário do time mandante pelos túneis e foram coibidos pela segurança interna, gerando outro tumulto. Dessa vez, a briga era Tigre x Seguranças, pior para os "jogadores" argentinos. Ou melhor, gladiadores.

Depois de aguardar o tempo necessário para finalizar o jogo, o árbitro da partida deu por encerrado o confronto. 2x0 para o São Paulo, que poderia ter sido 3, 4 se os argentinos não fugissem do "pau".

Confesso que nunca vi algo parecido no futebol. O gosto de ser campeão dessa forma é estranho, mesmo não tirando a alegria do título. Mas, ao mesmo tempo sinto uma pena e vergonha alheia do time portenho, que renegou as raízes de futebol guerreiro e "fugiu" para a delegacia.

Em pleno século XXI é inaceitável esse tipo de postura. Que o Club Atlético Tigre seja punido exemplarmente, para aprender que futebol se decide em campo e não além dos 90 minutos, arrumando confusão com jogadores ou até mesmo seguranças de um estádio.

2012 feliz para os Paulistas
O ano foi especial para todos os 4 grandes do futebol de S. Paulo. Começou bem para o Santos, campeão Paulista (tri), depois para o Corinthians que levou para casa sua primeira Copa Libertadores. Na semana seguinte, foi a vez do torcedor do Palmeiras comemorar a Copa do Brasil 2012.

O time de Vila Belmiro voltou a vibrar ainda em 2012, quando venceu a Recopa Sulamericana. 2x0 (placar agregado) contra a La U do Chile. Agora, o São Paulo conquista o 5 título paulista na temporada, que pode ter mais um no próximo domingo, quando Corinthians e Chelsea se enfrentam na final do Mundial de Clubes FIFA.

Nenhum comentário: