sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Corinthians, o Campeão do Estado também na Televisão

Por boa parte do ano, até o fim do mês de abril para ser mais exato, o Corinthians esteve atrás dos seus dois rivais maiores - São Paulo e Palmeiras - no número de exibições da televisão aberta em São Paulo (SP).

Isso se explica por um resultado específico: a eliminação do Alvinegro na Pré-Libertadores de 2011. Quando o clube de Parque São Jorge foi eliminado pelo Deportes Tolima, time da Colômbia, a Tv (especificamente a Globo) ficou orfã em termos de audiência.

Ao término daquele mês, das 30 datas de Tv (33 jogos pois Globo e Band algumas vezes transmitiram jogos diferentes), o Tricolor liderava com 13 jogos, o Palmeiras vinha atrás com 11 e o Timão com 9. O Peixe vinha atrás com apenas 5 jogos.

Vale ainda explicar que se somar 13 com 11 com 9 com 5 o número de jogos daria 38. Porém, lembro que nesse tempo ocorreram cinco clássicos, o que explica a soma.

Do mês de maio (término dos Estaduais e início do Nacional) até o fim de outubro, os clubes sempre estiveram equilibrados em termos de jogos (neste caso, o Trio de Ferro Paulistano).

No fim de Julho, após mais outros três meses de futebol, o Corinthians já aparecia com 19 jogos na Tv, o São Paulo caiu para segundo com 18 e o Palmeiras para terceiro, com 17. O Santos subiu de 5 para 12, muito por causa da sua participação bem sucedida na Libertadores.

A caída do São Paulo, que teve apenas 5 jogos em três meses, teve motivo. Após a divulgação dos horários dos jogos do primeiro turno, boa parte da imprensa explicou o baixo número de jogos do Tricolor como uma retaliação da CBF/Globo, aqueles que mandam no país e no futebol, por problemas com o time do Morumbi.

Ao mesmo tempo, o Corinthians voltar a ter uma boa quantidade de jogos transmitidos era algo normal, visto que a audiência maior é do Alvinegro, sem sombra de dúvidas.

Mais outros três meses - agosto, setembro e outubro - e o panorama se manteve. Timão seguiu a média de três jogos por mês, pulando de 19 para 28. O São Paulo, que ia bem no Brasileiro, teve uma boa sequencia, similar ao Corinthians, com 9 jogos - de 18 para 27. O Palmeiras foi de 17 para 25. Já o Santos só apareceu em clássicos: subiu de 12 para 15.

Na reta final, o favorito e, após 38 rodadas, campeão Brasileiro de 2011, confirmou que na Tv o seu espaço e maior do que os rivais. Imagino eu aqui se o clube for bem na Libertadores e Brasileiro em 2012, como o Vasco conseguiu fazer com Copa do Brasil e Brasileirão. Provavelmente será lavada no número de jogos da próxima temporada.

O Timão fechou a temporada com 32 jogos, seguido por Palmeiras e São Paulo com 27 jogos, enquanto o Peixe não teve jogos transmitidos entre novembro e dezembro, assim como o Tricolor.

Ao decorrer do ano criei um Ranking, pontuando cada jogo em três pontos. Explico o número. Cada jogo transmitido pela Globo valia 2 e cada jogo da Band 1. Em grande parte da temporada as duas emissoras transmitiram o mesmo jogo. Em alguns casos, quando havia Libertadores e Paulista ao mesmo tempo, por exemplo, a Bandeirantes transmitia um jogo de menor audiência.

Feito o Ranking, a pontuação do Corinthians é ainda maior em relação aos adversários do que em números reais de transmissão. O São Paulo acaba ficando na frente do Palmeiras, algo como um desempate, e o Santos segue na 4a posição.

Acompanhei os números mês a mês. São Paulo e Corinthians sempre duelaram bem. Boa parte do ano teve o Tricolor na frente, mas na reta final o Timão cresceu (algo bem parecido com a história do campeonato). Confira o Ranking (explicado) abaixo:

1-Corinthians - 93 pontos (32 Globo's e 29 Band's = 64 + 29)
2-São Paulo - 79 pontos (26 Globo's e 27 Band's = 52 + 27)
3-Palmeiras - 77 pontos (25 Globo's e 27 Band's = 50 + 27)
4-Santos* - 44 pontos (15 Globo's e 9 Band's = 30 + 9 + 5* / Jogos sem Band no estado)

Nenhum comentário: