Ao todo já foram realizados 10 finais de Mundiais neste século. Com toda certeza o jogo de domingo, que será a décima primeira final em 11 anos de competições (de 2001 até 2011), será a grande final do século.
Não desmereço aqui as outras finalíssimas, que também tiveram sua importância. Mas, sem sombra de dúvidas, o jogo de domingo em Yokohama terá os dois grandes gênios do futebol na atualidade.
Messi x Neymar. O jovem argentino, que provavelmente vai superar Maradona em números (dificilmente em feitos), versus o brasileiro que muitos acreditam ser questão de anos para ele se tornar o melhor jogador do mundo.
O apaixonado por futebol com mais de 20 anos de idade pôde assistir grandes finais neste século. Em 2006 o Inter de Adriano Gabiru superou o Barça de Ronaldinho Gaúcho e cia, o que poucos acreditavam que seria capaz de acontecer.
No ano seguinte foi vez do Milan chacoalhar o temido Boca Juniors, com o time italiano orquestrado com maestria por Kaká (jogador brasileiro que sinceramente eu acho que já se "aposentou" no futebol, só esqueceram de avisá-lo). 4x2 para os rossoneiros, sem tomar conhecimento do rival sul-americano.
Boca Juniors x Milan (2003), São Paulo x Liverpool (2005), Barcelona x Estudiantes(2009). Grandes jogos. Mas, o que veremos domingo, espero eu, será o grande jogo da história recente da competição. Quem sabe um dos maiores de mais de 50 anos de disputas.
Se o Barcelona ganhar, vai confirmar a ótima fase vivida pelos comandados de Pepe Guardiola. Será apenas o segundo título mundial de um clube com muitas glórias.
Agora, se o Peixe superar o favorito catalão, será o maior título da história recente do Alvinegro. Se analisar bem, o que aconteceu na época de Pelé, o grande fora de série, já está imortalizado.
Uma vitória de Neymar e cia no domingo colocaria o Santos FC como o principal clube sul-americano da atualidade e um dos melhores do mundo. Quem sabe não seria o início de uma história vitoriosa parecida com o Boca Juniors no começo do século.
Palpite? Vitória do Barça, que está acostumado com grandiosos adversários na Europa, ao passo que o Peixe não teve em 2011 grandes desafios. Nenhum clube no continente daqui (América do Sul) teve time no ano para jogar de igual para igual com o time da Vila. Será o verdadeiro teste.
Confira abaixo as outras finais do século:
2001 - Bayern Munique(ALE) 1x0 Boca Juniors(ARG) - Tóquio (JAP)
2002 - Real Madrid(ESP) 2x0 Olimpia(PAR) - Yokohama (JAP)
2003 - Boca Juniors(ARG) (3)1x1(1) Milan (ITA) - Yokohama (JAP)
2004 - Porto(POR) (8)0x0(7) Once Caldas(COL) - Yokohama (JAP)
2005 - São Paulo(BRA) 1x0 Liverpool(ING) - Yokohama (JAP)
2006 - Internacional(BRA) 1x0 Barcelona(ESP) - Yokohama (JAP)
2007 - Milan(ITA) 4x2 Boca Juniors(ARG) - Yokohama (JAP)
2008 - Manchester United(ING) 1x0 LDU (EQU) - Yokohama (JAP)
2009 - Barcelona(ESP) 2x1 Estudiantes (ARG) - Yokohama (JAP)
2010 - Inter(ITA) 3x0 Mazembe (CON) - Yokohama (JAP)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário