Diferentemente do G4, em que os quatro primeiros colocados foram presença constante entre os quatro melhores da parte superior da tabela do Campeonato Brasileiro de 2014, na parte inferior da classificação a situação este ano foi diferente.
Curiosamente, o time que por mais tempo frequentou o Z4 não foi rebaixado para a Série B em 2014. Com bons resultados nas últimas rodadas do campeonato, o Coritiba conseguiu se salvar da queda, mesmo ficando entre os quatro últimos colocados em 27 das 38 rodadas do torneio.
Foram cinco passagens na temida zona do descenso: da quarta a 15ª, somando 12 rodadas no Z4, outras cinco da 17ª a 21ª, mais sete da 23ª a29ª, duas nas 31ª e 32ª e, um último momento de sofrimento para a torcida, na 35ª.
Se tal "injustiça" ocorreu com o Coxa Branca, o mesmo não pode se dizer de Criciúma, Botafogo, Vitória e Bahia. Os quatro estiveram por menos tempo no Z4, que o Alviverde, mas mesmo assim por um período significante.
O Tigre catarinense, lanterna da edição, registrou 26 das 38 rodadas no Z4. No 18º lugar, o Tricolor baiano esteve lá embaixo em 22 rodadas, seguido de perto pelo Alvinegro carioca, com 21, e pelo Rubronegro, com 20. Ou seja, fizeram por merecer.
A diferença entre os quatro rebaixados com o time paranaense, é que o Coritiba encontrou forças para reagir na hora certa. Assim como na primeira colocação, na composição do G4, ou então no Z4, o que vale é a classificação após 38 rodadas, mesmo que nas outras 37 o time esteja em uma posição confortável, ou não.
Demais clubes que passaram pelo Z4 - Outros seis times estiveram em algum momento do campeonato na zona do rebaixamento. Deles, o Figueirense foi quem mais tempo assustou sua torcida: 15 rodadas. Em seguida, seu conterrâneo Chapecoense, com sete, e os grandes Palmeiras e Flamengo, ambos com seis rodadas.
Completam a lista Grêmio e Atlético-MG, com apenas uma rodada cada no Z4. E, diga-se de passagem, rodadas consideras insignificantes. Enquanto os gaúchos estiveram na zona apenas na primeira rodada, o Galo esteve lá na terceira.
Coxa branca assusta pelo segundo ano consecutivo - Enquanto em 2014 o Coritiba foi o time mais assíduo do Z4, em 2013 ele foi um dos menos, com apenas duas rodadas na zona. Porém, para preocupação dos seus torcedores, em duas rodadas consideras de alto perigo: 34ª e 36ª.
No fim da edição passada, o time de Couto Pereira encerrou o Brasileirão em 11º. Por mais que pareça uma posição "tranquila", foram apenas quatro pontos de diferença para a Portuguesa, 17ª. As vitórias contra Botafogo, por 2 x 1 em casa, e por 1 x 0 na última rodada, sobre o São Paulo, em Itu, garantiram ao Coxa o ano novo feliz, à época.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
Coritiba: Contrariando as estatísticas
Marcadores:
Bahia,
botafogo,
Brasileiro 2014,
Campeonato Brasileiro,
Coritiba,
Criciúma,
Vitória,
Zona do Rebaixamento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário