segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O pior dos melhores

Há sete rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, apenas uma coisa pode ser afirmada: o campeão deste ano terá a pior pontuação da história dos pontos corridos, fórmula usada desde 2003 com sucesso no país.

De resto, principalmente acertar quem será o campeão, apenas os experts do jornalismo conseguem fazer. Os mesmos que há cinco rodadas garantiam a taça no Palestra Itália, provavelmente devem estar com medo de suas previsões, sempre exatas, não serem de fato o final do filme. Ou então, já devem estar apontando outro time como favorito.

Na quarta-feira, o tropeço do Palmeiras deixou aberta a possibilidade de os quatro que vinham atrás se aproximarem do líder. E, foi exatamente isso que aconteceu. O Galo venceu no sábado o Vitória, por 1 a 0, e colou apenas um ponto atrás do Alviverde. No domingo, São Paulo, Inter e Flamengo também triunfaram.

No San-São não faltaram emoções e, após vários empates, o Tricolor garantiu a vitória com Rogério Ceni expulso poucos minutos após marcar seu primeiro gol no ano. Resultado final, 4 a 3 para o São Paulo, que aparece dois pontos distantes do líder.

Em Porto Alegre o Inter fez a lição de casa. Conseguiu bater o seu maior rival, Grêmio, por 1 a 0, com um gol de D’Alessandro, no qual Victor foi o principal responsável, ao levar um frango considerável.

Por fim, no Rio de Janeiro o Flamengo foi ao Engenhão e bateu o Botafogo por 1 a 0. O Autor do gol? Adivinhem! Adriano Imperador, que deixou mais uma marca em clássicos. No segundo tempo o árbitro da partida, Luiz Antônio Silva, tentou dar uma forcinha ao Fogão marcando um pênalti, que Bruno defendeu com êxito.

Ainda na disputa do título, o Cruzeiro bateu o Corinthians no Pacaembu por 1 a 0 e, agora, está a seis pontos do time de Muricy Ramalho. Na briga para não cair, provavelmente teremos quatro equipes brigando por uma vaga, uma vez que é praticamente certa a queda do Fluminense.

Assim, de Santo André, Náutico, Botafogo e Sport apenas um conseguirá se salvar, porém não tentarei fazer uma previsão, pois é praticamente impossível, visto que o nível técnico das equipes é o mesmo. Confira abaixo as chances de cada time, de acordo com o site Probabilidades no Futebol.




quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Drama Palestrino

A fase não está nada boa para o Verdão. Há 17 rodadas na liderança do Campeonato Brasileiro, o time não vem demonstrando um futebol de campeão.

Algo que é muito conflitante. Como pode ser líder a tanto tempo e não apresentar um futebol no mínimo decente? Essa deve ser a pergunta mais feita pelos próprios torcedores.

Tudo bem que o olhar do torcedor costuma ser diferente quando é o nosso time que está em campo, mas nesta quarta-feira me pareceu a gota d'agua.

O Palmeiras perdeu para o Santo André, por 2 a 0. A terceira derrota seguida, o terceiro jogo sem se quer marcar gols. Nunes fez os dois tentos e Neneca fechou o gol. São sete gols sofridos nesses últimos duelos.

Em campo, apenas um Palmeiras muito nervoso, afobado, sem ligação entre zaga-meio-ataque e com azar de sobra. Duas bolas na trave adversária. Será azar ou incompetência?

Diego Souza péssimo ao voltar da Seleção. CX 10 sem criatividade. Love só fazendo gol feito e até pênalti desperdiçando. Na zaga, ninguem com confiança. Edmilson pensa que é o rei da cocada preta. Danilo desamparado com o jovem Mauricio ao lado. E, por fim, o Santo sem ter como fazer maiores milagres.

Domingo no Palestra Itália ouvi comentários de torcedores sobrios em relação ao time. Um me disse "alguma coisa aconteceu internamente, porque não estão jogando nada". Outro, um senhor de mais idade, criticou o time "o elenco é fraco, já vi muita coisa melhor nesse gramado".

Fato é que nos últimos 12 pontos jogados, apenas um conquistado. Porém, pegando quatro jogos antes desses últimos quatro, foram nove em 12. 75%, aproveitamento digno de time vencedor.

Agora a situação complica-se. Acredito que exista cinco equipes, que vencendo, colocam pressão no Alviverde, que tem 54 pontos. O Galo mineiro se vencer vai para 53. O Inter e o Sampa iriam para 52. O Flamengo subiria para 51 e o Goiás para 50.

Porém, não duvido nada, que os cinco tropecem e vejo o time goiano com maior chance de vitória na rodada. Ou seja, o azar de ontem pode ser a sorte de amanha. Esta é (e tem sido) a maior verdade no Brasileiro 2009. Boa sorte a todos e que o campeonato seja assim, emocionante até dia 6 de dezembro.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Balanço atrasado da 30ª rodada do Brasileirão

Outra vez Palmeiras e São Paulo repetiram os mesmos caminhos. Porém, nesta última rodada perderam para rivais diretos pelo título Brasileiro - Flamengo e Atlético Mineiro respectivamente -, ambos jogando em casa, Parque Antártica e Morumbi, diante de cerca de 26 mil pagantes.

No sábado o Tricolor tomou um gol no primeiro minuto de jogo e assim o resultado permaneceu até o fim. Washington ainda mandou a bola na trave, o time criou raras chances, mas no final o resultado foi justo pela obediência tática alvinegra.

No domingo o Palmeiras também mostrou falta de reação. Levou um gol de Petkovic no primeiro tempo. No segundo o mesmo sérvio aumentou o placar, em um gol olímpico.

Love ainda teve a chance de botar fogo aos 42 do segundo tempo em uma cobrança de pênalti. Na batida, o atacante flamenguista do Palmeiras acertou a bola na piscina. Ironia, não?

Toda rodada acredito que é decisiva, porém, esta que começa a ser disputada na quarta, definitivamente, será crucial! O Palmeiras enfrenta o Santo André no ABC. O único resultado que lhe servirá é a vitória.

E digo isto pois Atlético-MG, Inter e Flamengo jogarão em casa. Um tropeço alviverde com qualquer vitória de um dos quatro seguintes (neste caso o São Paulo também conta), deixa a competição aberta!

É esperar para ver!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pela terceira rodada seguida, Palmeiras repete os passos são-paulinos e segue com folga na liderança do BR-09

Há três rodadas a situação é a mesma. O Tricolor Paulista entra em campo e no complemento da rodada o Verdão consegue fazer o mesmo resultado que o rival direto na briga pelo título.

Contra o Náutico, o Sampa venceu e alguns dias depois o Palmeiras fez o mesmo diante do Santos. Contra Coritiba e Avaí ambos empataram por 2 a 2. Agora o mesmo se repete. O São Paulo leva 2 a 1 do Fla no Maraca e o Palmeiras perde para o Náutico por 3 a 0 no Recife.

No sábado o São Paulo enfrentou o duro desafio de jogar contra o Flamengo no Maracanã, diante de mais de 60 mil pessoas. No primeiro tempo, Hernanes abriu o placar, enquanto o adversário carioca pouco ameaçava.

No segundo tempo porém os mínimos detalhes foram contra o Tricolor. Primeiro Jorge Wagner comente um pênalti duvidoso em Toró. Após Rogério defender brilhantemente a primeira batida, o árbitro manda voltar e Pet empata o marcador.

Daí para frente o São Paulo foi ao ataque e deixou espaços para o rival. E a bola puniu os visitantes. Após um ótimo passe de Pet, Zé Roberto fez o segundo e deu números finais ao jogo.

Nesta segunda-feira, o Palmeiras fez feio diante do Náutico em Pernambuco. Levou uma goleada justa: 3 a 0 para o Alvirrubro, que segue na luta para fugir da zona do rebaixamento.

Vale lembrar que nas duas partidas os paulistas estavam desfalcados. O Tricolor sem André Dias e Miranda. Já o Palmeiras com uma longa lista, incluindo nomes como Diego Souza, Mauricio Ramos, Edmilson, Vagner Love, Obina, dentre outros.

Assim a disputa segue aberta, com ampla vantagem para o Alviverde de Parque Antártica. Em uma rodada em que Inter, Atlético-MG e Goiás fracassaram, a briga parece mesmo ficar entre os rivais do charmoso Choque-Rei.

Ao Palmeiras cabe a tarefa de adminstrar a diferença de cinco pontos para o São Paulo, que nas próximas nove rodadas terá que ser perfeito para ter alguma chance de título.

Bom, deixo meu conselho. Aguardem os próximos capítulos, que prometem ser emocionantes, sem qualquer sombra de dúvida.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Balanço das últimas partidas

Faço aqui um mix da última rodada (sábado e domingo passados) e os jogos de ontem (quarta-feira). Ficará faltando ainda três jogos de hoje - Palmeiras x Avaí, Botafogo x Atlético-MG e Cruzeiro x Goiás.

Bom, a 27ª rodada terminou mais ou menos como havia começado. Após o São Paulo jogar a pressão no Palmeiras, o Verdão desceu a serra e bateu o Santos por 3 a 1, de virada, com gols de Diego Souza, Robert e Vagner Love.

Destaco Robert como principal surpresa no time. Ele vem mostrando que realmente tem qualidade. Fez um gol e deu de presente (literalmente) um gol para o Love, que pelo o que vejo, vai ficar longe de ir para a Copa. Se acostumou mal com o futebol russo.

Na continuação, Inter e Goiás tropeçaram e o Atlético Mineiro garantiu lugar no G4. Na parte de baixao, Botafogo, Náutico, Sport e Fluminense se mantiveram na zona do perigo, porém o Fogão mostrou reação ao bater o Goiás em Goiânia, por 3 a 1.

Já na atual rodada (28ª), as coisas caminham muito bem para o Palmeiras conseguir seu pentacampeonato Brasileiro. O Tricolor Paulista voltou a tropeçar em casa. Empatou com o Coritiba em 2 a 2 e já amarga dois jogos sem vitória em casa.

O Colorado voltou a vencer e, hoje, aparece seis pontos atrás do Verdão, que terá a responsabilidade de vencer o Avaí em casa. Se o fizer, o título praticamente fica no Palestra Itália.

Na parte debaixo, Fluminense e Sporte, na minha opinião, na prática garantiram vaga na Série B de 2010. O Flu não conseguiu vencer o Corinthians em um jogo chave -11 a 1 no Maraca - e o Sport perdeu para o Santos em casa.

Acredito que Santo André, Botafogo e Náutico lutaram para não ficarem com as duas vagas restantes no rebaixamento, enquanto na parte de cima São Paulo, Inter, Galo e Goiás brigarão por três vagas na Libertadores 2010.

É isso, amanha faço um balanço com o resultado do Palmeiras, que deverá ser crucial para a reta final. Apostas? Façam as suas!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Virada histórica e heróica nos Aflitos

Hernanes comemora o gol de empate tricolor (Foto:Antonio Carneiro)

Nem os mais fanáticos são-paulinos (e eu me incluo nisso), acreditariam que o São Paulo, com dois homens a menos e em desvantagem numérica no placar conseguiria uma virada história em cima do Náutico, dentro da casa do rival.

Porém, para delírio do time que segue sonhando com o tetra-hepta do Brasileiro, o Tricolor conseguiu o que era quase impossível. Venceu em um estádio onde nunca havia saído vitorioso na sua história.

Enfrentando o Timbú nos Aflitos na noite desta quarta-feira, em partida válida pela 27ª rodada do Nacional, o São Paulo encontrou grandes dificuldades na etapa inicial da partida.

Logo de cara, Júnior Cesar cometeu um pênalti até certo ponto inevitável. Na batida de Bruno Mineiro, Bosco escolheu bem o canto e fez a defesa. Quem esperava que a defesa faria o time acordar se enganou. Poucos muitos depois, o mesmo Bruno Mineiro abriu o placar.

Após falta cometida por Junior Cesar, de forma infantil, a bola foi alçada na área e Bruno aproveitando a condição dada por Richarlyson, abriu o placar.

Daí em diante tudo continuou dando errado. Aos 33 Junior Cesar cometeu outra infantilidade. Resolveu xingar o árbitro e foi expulso (mais uma no Brasileiro por reclamação). No segundo tempo, o Tricolor voltou acordado e conseguiu o empate nos pés de Hernanes.

Quando o torcedor visitante fazia festa, Richarlyson foi expulso de forma justa aos 28 minutos. O volante levou o segundo cartão ao fazer uma falta dura, porém vale citar que o primeiro cartão havia sido dado por reclamação quando Junior foi expulso.

Com dois a mais, Geninho tirou um zagueiro para colocar um atacante e, depois, sacou um lateral para colocar um homem de área, Tuta. Entretanto, pouco tempo antes do gol da virada, Claudio Luiz levou o vermelho, estragando um pouco os planos do técnico.

E, após perder algumas oportunidades claras de gol, Hugo fez o que sabe. Aproveitou uma assistência perfeita de Oscar e afundou a rede do gol de Gledson. O Timbú ainda teve outro jogador expulso, o lateral Michel.

No final, a festa foi tricolor, que joga a pressão no Palmeiras. O Líder enfrenta o Santos domingo na Vila sabendo que, com um vacilo que seja, o atual tricampeão pode estragar o sonho do Penta palmeirense.