quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Era melhor ter perdido

Ontem a noite, ao término dos duelos Ceará x Corinthians e Palmeiras x Vasco, tentei imaginar por alguns minutos como estaria a cabeça de um torcedor do Palmeiras naquele momento. Confesso que foi difícil e conflitante.

No meu post anterior, "Vencer ou não vencer, eis a questão", eu não imaginava nas minhas simulações a combinação de resultados que aconteceu: Corinthians vencendo o Ceará por 1x0 e Palmeiras e Vasco empatando por 1x1.

Com o resultado, o Corinthians deu um salto grande na briga pelo título. Dependendo do que acontecer na próxima rodada, o time do Parque São Jorge ficará muito próximo do pentacampeonato.

E ao torcedor palmeirense, vai ficar aquela lembrança, caso a diferença seja de 1 ponto do Vasco para o Corinthians "Não seria melhor ter perdido aquele dia no Pacaembu?".

Ah, algum corintiano hipócrita vai me criticar se ler isso, mas basta lembrar 2009, quando o Timão entregou para o Flamengo em Campinas. 2x0, com direito a Felipe, então goleiro do Corinthians, se recusando a pular na bola em uma cobrança de pênalti do rival.

Bom, fato é que um empate contra o Vasco não muda muito o panorama do Palmeiras. Agora são 10 jogos sem vencer e não mais 9.

Se é para matar de vez o medo do rebaixamento, que o time Alviverde tivesse vencido, feito bonito e desse alegria ao seu torcedor. Mas, um mísero empate, só ajudou o Corinthians e diminuiu muito as chances do time Carioca.

Basta o torcedor do Verdão olhar a tabela. Está a seis pontos do Atlético-PR, que irá jogar dois dos seus três jogos restantes fora de casa. Ah, e pior ainda, o seu último em casa será contra o Coritiba. Promessa de estádio caindo.

Fato é: O Palmeiras não cairá. Mesmo se perder seus três jogos, os que estão embaixo terão confrontos direto e irão se matar. E, caso caia, o que é muito difícil, esse um pontinho contra o Vasco não vai ter mudado em absolutamente nada.

E o que acontecerá? Muito provavelmente o Timão vai levantar o caneco na última rodada, contra o Palmeiras sem nenhum objetivo, tendo que ver o rival fazendo festa digna de final.

É, a fase não é boa. O time não ganha nada grande há muitos anos e, quando tem a chance de atrapalhar o rival, faz o contrário. Co-irmandade está em alta no Estado de São Paulo...

Falando em união no Estado...
São-paulinos e Santistas não podem reclamar muito do Palmeiras. Há pouco tempo o Tricolor foi ao Rio e, sem objetivo nenhum, segurou um empate na casa do rival. Esse pontinho não mudou nada pro São Paulo e atrasou a vida dos cariocas.

O mesmo fez o Santos uma rodada depois. E, pior, atropelou o time do Rio de Janeiro na Vila Belmiro. 2x0, fora o Show de Neymar. Três pontos pro Santos que... também não levam o time a lugar nenhum.

É, enquanto no Rio os quatro cariocas se matam (e ainda se matarão) para atingir seus objetivos (título ou Libertadores) em Sampa, São Paulo, Palmeiras e Santos estão mais pra criar a AAC "Associação Amigos do Corinthians".

Nenhum comentário: