terça-feira, 9 de julho de 2013

Sexta rodada boa para os paulistas, exceto para o São Paulo

Dos cinco times paulistas que disputam a Série A do Brasileiro, apenas um teve uma rodada ruim: o São Paulo, que perdeu em casa para o Santos, por 2 a 0, e afundou mais ainda na crise. Dos outros três, apenas a Lusa empatou (também em casa) enquanto Corinthians e Ponte Preta triunfaram foram de casa.

A Ponte abriu no sábado a rodada paulista, vencendo facilmente o Náutico em Pernambuco, às 18h30. Diante de 20.000 pessoas na Arena Pernambuco, o time de Campinas fez 3 a 1, sem dificuldades. Em uma análise superficial e fria, já encontramos nesse duelo um forte candidado para o rebaixamento.

Um pouco mais tarde, no jogo balada do Brasileirão, a Portuguesa recebeu o Cruzeiro no Canindé. A bola área definiu o placar de 1 a 1, com dois gols de zagueiros. Valdomiro para a Lusa e Bruno Rodrigo para a Raposa, ainda no primeiro tempo do jogo.

No domingo, duas vitórias de visitantes. O Corintihans foi a Salvador e não teve problemas para bater o Bahia por 2 a 0. Os dois gols foram marcados por Alexandre Pato, que finalmente desencantou.

No Morumbi, São Paulo e Santos fizeram o primeiro grande clássico paulista. Melhor para o time do litoral, que soube aproveitar as chances que teve no segundo tempo, fazendo dois gols semelhantes: cruzamentos da esquerda, para Giva e Cícero marcarem, sem qualquer dificuldade.

Por ter assistido ao jogo, faço uma análise mais profunda. No primeiro tempo o Tricolor teve ótimas chances de abrir o placar, enquanto o Santos foi mais tímido. Na etapa final, logo aos 8 minutos um lance definiu a partida. Jadson recebeu a bola, driblou o zagueiro e saiu livre na cara do gol. Se tivesse caprichado, talvez o placar seria outro.

Apenas quatro minutos depois, em uma jogada despretenciosa, o Santos abriu com Giva de cabeça. O atacante, que havia entrada há um minuto no lugar de William José, cabeceou sozinho. O zagueiro Rhodolfo simplesmente admirou o lance, como se ele não fosse o marcador. Um misto de falta de ritmo com falta de vontade.

Dos 12 minutos do segundo tempo até o apito final, apenas um lance de destaque, que foi o segundo gol do Peixe. Não é exagero, pois não aconteceu mais nada nesse período. O São Paulo não deu um chute a gol, enquanto o Santos apenas cozinhou o time adversário, que se encontrava totalmente perdido em campo.

Série B
O Palmeiras venceu a quinta partida em sete disputadas na Série B do Brasileiro. Um passeio contra o Oeste em Presidente Prudente, 4 a 0. Leandro marcou dois gols e Charles outros dois. Pelo andar da carroagem, não imagino que o Verdão terá dificuldades para voltar ao seu lugar na elite, classificando-se entre os quatro melhores do torneio.

Nenhum comentário: