quinta-feira, 10 de março de 2011

Dia de "prova do líder" no Paulistão


O Campeonato Paulista de Futebol, provavelmente o mais forte e equilibrado dentre todos os estaduais, terá um dia de Big Brother Brasil nesta quinta-feira.

Coincidentemente, no dia em que o Reality Show terá uma prova do líder (não sei mais informações, se será de resistência, inteligência ou sorte), o Paulistinha, que agora está com cara de Paulistão, poderá ter seu quinto líder em 12 rodadas.

Meus números levam em conta o clube que está em primeiro lugar na tabela. Ou seja, o saldo de gols é sim o diferencial, pois na segunda rodada, por exemplo, São Paulo, Santos, Americana e Paulista estavam na frente, mas o Peixe se destacou com mais gols que os adversários.

Santos (nas 5 primeiras rodadas), Palmeiras (nas 4 rodadas seguintes), Mirassol (10ª rodada) e Corinthians (11ª rodada) são até agora os clubes que lideraram.

Como no Reality, de nada adianta a liderança no decorrer da competição. Ela só faz diferença na última rodada, o que dá diversas vantagens ao ultimo líder. No BBB ele se classifica para a final, já no Paulista o clube terá a vantagem de decidir sempre em casa.

Até 2010, o clube líder jogava pelo empate no final do duelo. Este ano a fórmula mudou. Não haverá mais a vantagem do empate para o melhor classificado. Nas quartas-de-finais e semi-finais, disputadas em um jogo único, o empate leva o jogo para os pênaltis, assim como na final, que será disputada em dois jogos.

A Bola da vez poderá ser passada para o São Paulo, que enfrenta o Ituano no Morumbi, às 21h50. O clube com uma vitória passaria os três rivais no número de vitórias. 8 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, contra os rivais com 7 vitórias, 4 empates e só 1 derrota.

A prova do equilibrio é grande: o Corinthians (25 pontos com 16 gols de saldo), o Santos (25 pontos e 15 gols de saldo) e o Palmeiras (25 pontos com 10 gols de saldo) estão empatados no número de pontos, e o Tricolor pode equilibrar o torneio mais disputado dos últimos anos.

Será que o clube do Morumbi está pronto para ter essa responsabilidade nas mãos e tirar o "poder" da liderança Corintiana? Aguardemos os próximos capítulos...

Nenhum comentário: