No fim de 2012 a sempre (mal) organizada e criativa (até demais) CBF divulgou que a Copa do Brasil do ano seguinte seria disputada também pelos clubes que participam da Taça Libertadores da América. Ou melhor, por quase todos. Explicarei mais abaixo.
Até aí, ok. Não vejo problemas em corrigir um erro antigo da entidade, que fez com que diversos clubes, desde a criação do torneio, não disputassem o mata-mata mais importante do país, principalmente depois que o Brasileirão passou a ser disputado por pontos corridos em 2003.
Porém, como sempre cheia de falhas, uma das informações que continha nessa divulgação é que, caso um brasileiro fosse o campeão da Sul-Americana, este não disputaria a Copa do Brasil. Isso aconteceria pois não é possível encaixar as datas de dois mata-matas simultâneos, e mais uma competição nacional.
Ou seja, todos os clubes brasileiros que conseguissem classificação para a Copa do Brasil teriam direito a vaga, menos o campeão de um outro torneio. Você conserta 99% do problema, mas deixa um rastro de desorganização.
Campeão da Sul-Americana em 2012, logo após a CBF divulgar essa novidade, o São Paulo foi o clube escolhido para ficar de fora da Copa do Brasil em 2013. Brilhante. Algo impensável, que só a CBF conseguiu dar ao Clube da Fé.
O time do Morumbi não disputará mais uma vez a Copa do Brasil. Nos últimos 10 anos (2004-2013), esteve na competição apenas em 2010 e 2011. Sendo um dos poucos grandes brasileiros a não ter esse título. Mas, como ser campeão da Copa do Brasil, se você quase nunca disputa ela?
Bom, além dessa falha, percebi outra esses dias. Estava lendo um post de um jornalista torcedor da Ponte Preta, clube que disputa a Copa do Brasil, classificado para a Terceira Fase. Ele dizia assim "Irá a Ponte perder, para se classificar para a Sul-Americana de 2013"?
Como assim? Se você for eliminado, você ganha a vaga em outra competição de lambuja? Ou seja, a Copa Sul-Americana é um prêmio de consolo para os eliminados da Copa do Brasil? É, o Tricolor Paulista se deu mal nessa história!
Explicando o regulamento. Os oito classificados do Brasil para a Sul-Americana, com exceção do São Paulo já classificado, sairão literalmente da Copa do Brasil, pela ordem de classificação nas Séries A e B do Brasileiro em 2012.
Pela ordem, as vagas serão do Sétimo ao Décimo Sexto colocado do Brasileirão 2012, que forem eliminados antes das oitavas de final, ou seja, até a próxima fase (Terceira). Em seguida, virão os quatro que subiram em 2012, depois os quatro que caíram e em seguida do quinto da Série B para baixo (se fosse possível). Confuso? Imagina!
Até o momento, oito equipes estão classificadas para a Sul Americana, que citarei logo abaixo. Cabe então a essas oito equipes torcer para aqueles que terminaram à sua frente em 2012, que se classifiquem para as oitavas de final da Copa do Brasil.
Se fossem definidos hoje os oito clubes, eles seriam:
-
Náutico (eliminado pelo Crac-GO/1Fase);
-
Coritiba (eliminado pelo Nacional-AM/2Fase);
- Bahia (eliminado pelo Luverdense/2Fase);
- Portuguesa (eliminada pelo Naviraiense/1Fase);
- Vitória (eliminado pelo Salgueiro-PE/2Fase);
- Sport (eliminado pelo ABC/2Fase);
-
São Caetano (eliminado Arapongas-PR/1Fase);
-
Joinville (eliminado pelo Santos/2Fase).
*
Em negrito os times já classificados para a Sul Americana
*Em itálico as duas equipes sem chance de se classificarem
É comum vermos eliminações inesperadas na Copa do Brasil. Já vimos o ASA eliminar o Palmeiras, ou o Botafogo cair diversas vezes para equipes minúsculas. Mas, sinceramente, não acredito em jogo limpo do Coritiba ao ser eliminado pelo Nacional-AM, que nunca chegou a lugar nenhum no torneio.
Ou então da Portuguesa (mentira, tenho dúvidas) cair para o Naviraiense, que anos atrás levou uma goleada histórica do Santos na Vila Belmiro, algo como 10 a 0. Ou ainda pior, o campeão Baiano ser eliminado pelo Salgueiro em casa. Como assim? Fez 15 gols no Bahia em três jogos no ano e não consegue passar por um time mediano de Pernambuco... Algo me cheira mal.
Faltando ainda a Terceira Fase da Copa do Brasil, algumas equipes da Série-A podem mudar esse patamar dos oito clubes classificados até o momento, pois se classificaram em 2012 à frente delas: Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo e Ponte Preta.
Dessas seis equipes, basta uma se classificar as oitavas para o Bahia garantir sua vaga na Sul Americana, algo provável. Para a Portuguesa, basta que duas equipes se classifiquem.
Ao Vitória, não precisa somente que ao menos três dessas seis equipes não sejam eliminadas, como tem de torcer por vitórias de Goiás, Criciúma e Atlético-PR. Ao Sport, o mesmo. Torcer pelos seis da primeira divisão e também pelos três que subiram.
Para São Caetano e Joinville, não existe chance de classificação. O São Caetano torceria para que de, Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo e Ponte Preta (Série A-2012), Goiás, Criciúma e Atlético-PR (Acesso-2012) e Atlético-GO e Figueirense (Rebaixados de 2012), pelo menos dez dos onze se classifiquem às oitavas. E o Joinville para que os onze se classificassem.
Porém, desses onze times, dois serão eliminados de qualquer jeito, pois Botafogo duela contra o Figueirense e Cruzeiro com o Atlético-GO.
Resumo o regulamento criado pela CBF para classificação à Sul Americana em uma palavra: PATÉTICO, bem como grande parte da história da entidade. Basta ver como era o Campeonato Brasileiro de 1971 até 2002. Cada ano com uma regra/regulamento diferente. Ainda temos que melhorar, e MUITO...