terça-feira, 28 de maio de 2013

Paulistas dão o ponta-pé inicial no Brasileiro

Os quatro grandes de São Paulo iniciaram neste último fim de semana a disputa da edição 2013 do Brasileiro, Série A e B. Além deles, vou dar algum espaço também para Portuguesa e Ponte Preta, clubes da primeira divisão, bem como não deixarei de acompanhar o Palmeiras, único grande na Segundona neste ano.

O torcedor palmeirense agora terá de se acostumar (outra vez) com jogos às terças e sábados, como já havia ocorrido em 2003, quando disputou a Segundona pela primeira vez.

Abrindo o fim de semana dos paulistas, o Verdão recebeu em casa o Atlético-GO, jogando em Itu, pois cumpre algumas perdas de mando de jogo, por incidentes ocorridos na reta final do Brasileirão 2012.

A vitória veio com um único gol, do meio-campista Thiago Real já no segundo tempo. Sou muito sincero em dizer que este time do Palmeiras formado por Paulo Nobre e Brunoro é muito fraco. Mas, para o nível da competição em disputa, está bom e não creio em problemas para o Verdão subir.

Ainda no sábado, a Portuguesa abriu a jornada dos clubes da Primeira Divisão, ao perder por 1 a 0 para o Vasco da Gama, em São Januário, Rio de Janeiro. A zaga da Lusa vacilou na marcação de Tenório, que anotou o solitário gol vascaíno. Honestamente, mais uma vez a equipe lusitana brigará para não cair, infelizmente.

Em seguida, no horário mais ridículo do futebol nacional (sábado às 21h), o Corinthians recebeu o Botafogo no jogo da troca de faixas, uma vez que ambos foram os campeões de seus estados. Com um time bem montado, o Fogão dificultou a vida corintiana e o empate em 1 a 1 acabou sendo injusto para os visitantes.

No domingo, mais quatro paulistas jogaram. O Santos foi o destaque do domingo, não pelo duelo em si, contra o Flamengo. Mas sim pela despedida do craque Neymar, com mais de 60 mil pessoas no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O curioso é que do público total, 80 ou 90% eram de flamenguistas.

O empate em 0 a 0 e o futebol praticado ficou muito abaixo do que se esperava do duelo. Uma despedida triste, bem como o clima no vestiário santista antes e depois do duelo.

Por fim, Ponte Preta e São Paulo fizeram o primeiro duelo paulista do Brasileirão. O São Paulo, mesmo jogando com um time com desfalques importantes (Ceni, Tolói e Ganso não jogaram), não teve a menor dificuldade para bater a Ponte por 2 a 0.

Mesmo com um jogador a mais por 30 minutos da etapa final, quando já perdia pela vantagem final, os mandantes não souberam tirar proveito da vantagem numérica. Enquanto o São Paulo pode e deve melhorar no torneio, a Macaca precisa muito melhorar, pois o que foi apresentado no domingo, está muito abaixo da crítica.


Nenhum comentário: