quarta-feira, 15 de maio de 2013

Felipão convoca Seleção para a Copa das Confederações 2013; Confira os 23 e seus times de origem

O técnico Luis Felipe Scolari convocou nesta última terça feira (14) a Seleção Brasileira para a disputa da Copa das Confederações, que acontece neste mês de junho, entre os dias 15 e 30, em seis cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Fortaleza.

Repetindo o que fez na Copa do Mundo de 2002, quando deixou um grande nome que o povo não imaginava ver de fora da lista dos selecionáveis, o baixinho Romário, dessa vez quem não foi lembrado, deixando o povo crítico a sua convocação, foi o meio-campista Ronaldinho Gaúcho.

Isso não significa que o camisa 10 do Atlético-MG estará fora da Copa em 2014, mas dá indícios que ele precisará continuar jogando acima da média e se comportando melhor, para integrar o grupo da Seleção Brasileira na competição mais importante do futebol mundial. E não se divertindo em jogos importantes, como se fosse apenas um grande treino.

Outro que não foi chamado, mas já era esperado, foi o meia Kaká, reserva do Real Madrid. Acredito sinceramente que este só joga a Copa do Mundo em duas situações: se conseguir ser titular do Real e jogar bom futebol na temporada 13/14, ou voltando para o Brasil, onde os holofotes são melhores.

A grande surpresa ao ser convocado foi o meio campista Bernard, de apenas 20 anos de idade, que desde 2012 vem jogando muita bola no Atlético-MG, vice campeão Brasileiro da última temporada. Nomes como Jean, Jadson ou Hulk também foram chamados, todos os três longe de serem unanimidade entre os torcedores.

Aproveitando a convocação, fiz uma relação em termos de números com a quantidade de convocados por equipes, convocados do exterior e do Brasil, e também da origem dos convocados, levando em conta os times que eles se formaram.

Como alguns chegam a ter dois ou três (ou até quatro) times na origem, coloquei como base o time que em que o atleta jogava quando se profissionalizou, esquecendo os outros quando tinha 10 a 13 anos, basicamente.

POR TIME
3) Fluminense: Diego Cavalieri, Jean e Fred;
2) Atlético-MG: Réver e Bernard / Baryern: Dande e Luiz Gustavo / Chelsea: David Luiz e Oscar / PSG: Lucas e Thiago Silva;
1) Atlético de Madrid: Filipe Luis / Barcelona: Dani Alves / Botafogo: Jefferson / Corinthians: Paulinho / Grêmio: Fernando / Internacional: Leandro Damião / Lazio: Hernanes / QPR: Julio Cesar / Real Madrid: Marcelo / Santos: Neymar / São Paulo: Jádson / Zenit: Hulk.

POR LOCAL
Exterior: 12 jogadores.
Brasil: 11 jogadores.

POR ORIGEM
4) São Paulo: Hernanes, Jean, Oscar e Lucas.
2) Fluminense: Marcelo e Thiago Silva / Vitória: David Luiz e Hulk.
1) América (MG): Fred / Atlético Ibirama: L. Damião / Atlético-MG: Bernard / Atlético-PR: Jádson / Audax (SP): Paulinho / Bahia: Daniel Alves / Corinthians (AL): Luiz Gustavo / Cruzeiro: Jefferson / Figueirense: Filipe Luis / Flamengo: Julio Cesar / Grêmio: Fernando / Juventude: Dante / Palmeiras: D. Cavalieri / Paulista: Réver / Santos: Neymar.

*Em negrito jogadores da base, que ainda estão nos seus times de formação.

Nenhum comentário: