quinta-feira, 30 de outubro de 2008
E agora o favorito é...
(Foto: Alexandre Guzanshe/O tempo/Agência Estado)
Nada como um dia após o outro, ou uma rodada após a outra. O Grêmio, que até a última rodada era ligeiramente favorito ao título segundo os números do matemático Tristão Garcia, agora, após perder por 3 a 0 para o Cruzeiro no Mineirão, vê o seu reinado ser cobiçado.
Isso porque São Paulo e Palmeiras venceram, se aproximaram do líder, e a diferença do quarto colocado para o primeiro, que era de 4 pontos, agora é de apenas 1 ponto, faltando 6 rodadas a serem disputadas.
O Verdão fez bem sua lição de casa nesta quarta-feira. Bateu o Goiás por 1 a 0, e mesmo sem fazer uma grande partida, fez o que precisava. Trazer os três pontos para o palestra.
E o São Paulo, contando com uma força (ou não) da arbitragem, fez 2 a 1 no Botafogo, em pleno Engenhão e agora está empatado com o Grêmio. Uma força relativa, pois como dizem, a regra é interpretativa. Assim como já foi prejudicado contra o Grêmio no início do returno, ontem no Maraca, o time do Morumbi acabou sendo favorecido pela duvidosa arbitragem.
O Flamengo, também candidato ao título, vacilou em Salvador e não saiu do 0 a 0 com o Vitória no Barradão.
Confira abaixo como ficam as chances de título após as partidas desta quarta-feira. Nesta quinta teremos ainda três jogos - todos de seis pontos-, mas nenhum de times que brigam na ponta de cima da tabela. O Sport (11º) recebe o Santos (12º), Figueirense (16º) recebe o Fluminense (15º) e Vasco recebe o Atlético-PR, em São Januário.
CHANCES DE TÍTULO
1 . São Paulo 29% (59 pontos e 16 vitórias)
2 . Grêmio 25% (59 pontos e 17 vitórias)
3 . Cruzeiro 20% (58 pontos e 18 vitórias)
4 . Palmeiras 17% (58 pontos e 17 vitórias)
5 . Flamengo 9% (56 pontos)
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Maradona é o novo técnico da argentina
Com 48 anos, El Pibe, maior jogador argentino da história e um dos maiores do mundo, será o técnico da seleção nacional.
O anúncio oficial do ex-craque como técnico deve sair nessa quinta-feira. O próprio jogador confessa que não acreditou quando foi convidado.
- A verdade é que achei que tinha algo errado. Achei que estavam fazendo uma câmera escondida comigo. Mas, assim que eu cheguei, Julio (Grondona, presidente da AFA) disse que estava tudo acertado com Carlos (Bilardo, técnico da seleção de
Essa não é a primeira vez que o craque se arrisca como treinador. Logo que se aposentou, Maradona treinou o Deportivo Mandiyú e o Avellaneda, mas não obteve sucesso.
Como jogador, El Diez (como é conhecido em seu país) conquistou uma Copa do Mundo (86) praticamente sozinho e um vice (90), em final polêmica onde a Argentina foi prejudicada pela arbitragem. Em clubes, conquistou um campeonato Argentino pelo Boca, três títulos com o Barcelona e cinco com o Napoli.
Mas a carreira de El Pibe D’Ouro não foi apenas de alegrias. Em 91 o jogador foi pego pela primeira vez no antidoping, por uso de cocaína. Como conseqüência, ele foi punido por 15 meses pela federação italiana. Em 94, quando era um dos destaques da Copa do Mundo, Maradona foi pego novamente no exame. Dessa vez, foi punido pela Fifa, também por 15 meses.
Dieguito encerrou sua carreira no ano de 97, em um clássico entre Boca e River.
Agora fica a pergunta, será que Maradona conseguirá reerguer a seleção de seu país?
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Eu voltei... Agora pra ficar!!!!
Corinthians vence o Ceará e volta ao lugar que nunca deveria ter saído. Comemore Fiel!!!
Em jogo festivo, marcado por inusitados acontecimentos, time alvinegro vence Ceará por
O jogo
Desde os primeiros instantes, o Corinthians mostrou que era dia de festa, dia de garantir o acesso. Logo aos 8 minutos, após jogada de raça do argentino Herrera, Douglas pegou o rebote e mandou para o fundo das redes. O goleiro nada pode fazer. Explode Fiel, Coringão
A partir daí, o alvinegro paulista começou a administrar o placar e prestar atenção no outro jogo decisivo da rodada, entre Barueri e Paraná. O Ceará praticamente não passava do meio de campo. O Timão criava as melhores chances. Apesar disso, a primeira etapa terminou mesmo com o placar mínimo a favor do Corinthians.
O segundo tempo começou tão quente quanto o primeiro. Aos 4 minutos, após cobrança de falta de Cristian, o goleiro espalmou nos pés de Chicão, que só empurrou, Timão
Ainda faltavam 5 minutos, quando o placar anunciou, Barueri 1 x Paraná (encerrado). Nessa altura a fiel percebia que nada mais poderia impedir o retorno. Em pleno jogo, as caixas, localizadas ao redor do gramado, começam a tocar Roberto Carlos. “Eu voltei, agora pra ficar. Porque aqui, aqui é meu lugar”. Aí foi só questão de tempo até o apito final. Pode pular, pode se emocionar, Fiel!!!
A comemoração
Parecia um título, os jogadores estavam eufóricos. Inicialmente, se reuniram e se abraçaram, em seguida, correram em direção a fiel.
Porém, um jogador não estava presente. Ele se encontrava rodeada de repórteres e mal conseguia conter as lágrimas. Esse era o goleiro Felipe. Um dos poucos que foram poupados pela torcida após queda para a segundona.
Quando todos menos esperavam, o jogador desviou-se dos jornalistas e começou a correm em direção da Fiel. “Ele não vai fazer isso!”, exclamou meu tio. Aham, ele fez! Sem pensar duas vezes pulou o alambrado e mergulhou na fiel!!!
Literalmente, ali havia um bando de loucos. Loucura que ultrapassou os limites do torcedor e chegou aos jogadores! Por incrível que pareça, esse título ficará marcado na história corintiana. E não de uma forma vergonhosa como todos inicialmente acreditavam. Ficará marcado pela paixão dessa torcida, que não abandonou em momento algum seu time.
Realmente, ser corintiano é muito mais que ser torcedor. Corinthians é uma religião!
Parabéns Corinthians!!!!
Parabéns Fiel!!!!
domingo, 26 de outubro de 2008
Sim, o mais equilibrado de todos os tempos!
Molina comemora o primeiro gol do Santos na vitória sobre o Figueirense (Foto: Leandro Amaral/ Agência Estado)
Faltando 7 rodadas, ou apenas 21 pontos para o final do Campeonato Brasileiro de 2008, o equilíbrio marca a competição, que tem um um grande favorito ao título, o Grêmio, líder com três pontos de vantagem para o vice-líder - São Paulo.
Depois do término de mais uma rodada, apenas 4 pontos separam o primeiro colocado, Grêmio, 59, do mais novo quinto colocado, Palmeiras, 55.
Na zona do rebaixamento igualmente. 4 pontos do primeiro clube fora da zona, o Náutico, com 32 pontos, para o lanterna, o Ipatinga, com 28.
Por esses números serem tão constantes, explica-se o fato deste ser o mais equilibrado de todos os tempos. Provavelmente, o título será definido apenas na última rodada, e acredite se quiser, por três ou quatro clubes com chances de ser campeão.
Veja a seguir as chances de título e as chances de rebaixamento após a 31ª rodada do Brasileirão, de acordo coma matemática de Tristão Garcia.
Clubes - Chances de título
1 . Grêmio 43% (59 pontos)
2 . São Paulo 13% (56 pontos)
3 . Cruzeiro 17% (55 pontos)
4 . Flamengo 13% (55 pontos)
5 . Palmeiras 13% (55 pontos)
6 . Botafogo 1% (49 pontos)
Clubes - Chances
20 . Ipatinga 95% (28 pontos)
19 . Vasco 64% (30 pontos)
18 . Atlético-PR 66% (31 pontos)
17 . Portuguesa 47% (32 pontos)
16 . Náutico 57% (32 pontos)
15 . Figueirense 30% (34 pontos)
14 . Fluminense 34% (34 pontos)
13 . Atlético-MG 5% (38 pontos)
12 . Santos 1% (39 pontos)
11 . Sport 1% (40 pontos)
Resultados da 31ª rodada
25 de Outubro - Sábado
Santos 3 x 0 Figueirense Vila Belmiro
Atlético-MG 2 x 2 Inter Mineirão
Atlético-PR 1 x 0 Cruzeiro Kyocera Arena
Náutico 1 x 1 Portuguesa Aflitos
Fluminense 3 x 0 Palmeiras Maracanã
Ipatinga 0 x 3 Botafogo Ipatingão
23 de Outubro - Quinta-feira
Grêmio 1 x 0 Sport Olímpico
Flamengo 5 x 0 Coritiba Maracnã
São Paulo 2 x 1 Vitória Morumbi
22 de Outubro - Quarta-feira
Goiás 2 x 4 Vasco Serra Dourada
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Os 10 maiores clássicos do mundo
A rede de televisão norte-americana CNN divulgou nessa quarta-feira (22) um ranking com os 10 maiores duelos do futebol mundial. O único derbie brasileiro presente é o duelo paulista entre Corinthians e Palmeiras, na nona colocação.
O confronto entre alvinegros e alviverdes tem quase 100 anos e um total de 327 jogos. O Verdão leva ligeira vantagem com 119 vitórias contra 112 do Timão.
Na liderança está a rivalidade entre Celtic e Rangers. Clássico que ultrapassa as quatro linhas e atinge campos muito mais complexos, como política e religião – católicos contra protestantes.
Confira a lista completa:
1) CELTIC v RANGERS -- Scotland
2) ROMA v LAZIO -- Italy
3) BOCA JUNIORS v RIVER PLATE -- Argentina
4) AL AHLY v ZAMALEK -- Egypt
5) GALATASARAY v FENERBAHCE -- Turkey
6) OLYMPIAKOS v PANATHINAIKOS -- Greece
7) RED STAR BELGRADE v PARTIZAN BELGRADE -- Serbia
8) WYDAD v RAJA -- Morocco
9) PALMEIRAS v CORINTHIANS -- Brazil
10) PENAROL v NACIONAL -- Uruguay
E mesmo assim os são-paulinos acham que estão em alta. “Somos campeões mundiais, os mais populares, o mundo só fala da gente!”. Hahaha, coitados!
Leia na íntegra no site da CNN.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Cada vez mais equilibrado
Em cima, cinco equipes com boas chances de títulos. Entre Grêmio, líder, e Flamengo, quinto colocado, apenas quatro pontos de distância. Ou seja, o Tricolor Gaúcho pode terminar até em terceiro lugar na próxima rodada.
Embaixo, emoção e dor no coração estão garantidos até o último jogo. Entre o décimo quinto até o lanterna, também 4 pontos de diferença.
Se a fórmula dos pontos corridos era tão criticada, provavelmente este ano ela deverá ser muito fesetejada pelos amantes do futebol.
Confira os resultados da trigésima rodada do Campeonato Brasileiro:
Sábado
Botafogo 0 x 1 Santos
Internacional 2 x 1 Atlético-PR
Figueirense 1 x 1 Ipatinga
Domingo
Coritiba 1 x 1 Goiás
Vitória 2 x 2 Fluminense
Atlético-MG 0 x 2 Cruzeiro
Palmeiras 2 x 2 São Paulo
Portuguesa 2 x 0 Grêmio
Sport 2 x 2 Náutico
Vasco 0 x 1 Flamengo
sábado, 18 de outubro de 2008
Rodada dos clássicos
No sábado três jogos abrem a rodada.
18h20 - RS X PR: O Internacional, time repleto de craques recebe a última novidade na zona do rebaixamento, o Atlético-PR. Acredito que a superioridade do colorado vá prevalecer sem grandes dificuldades.
18h20 - RJ X SP: O Botafogo recebe no Engenhão o Santos, quinto pior time jogando fora de casa. Na teoria o Fogão ganha sem dificuldades, mas na pratica, a rivalidade pode surpreender. Jogaço nos anos 60, que já decidiu o Brasileiro em 95.
18h20 - SC X MG: Figueirense e Ipatinga. Um dos poucos jogos que não envolve grande rivalidade, por serem duas equipes jovens na Série A do Brasileirão. Ambos times com um único objetivo na competição: não cair. Pior audiência da rodada, sem dúvidas.
No domingo, sete jogos, sendo quatro clássicos, fazendo o coração de cada torcedor bater mais forte.
16h - PR X GO: Coritiba e Goiás fazem um duelo de duas equipes que terminarão próximas na tabela. Entre sétimo e décimo lugares, sonhando ambas em fazer uma melhor participação no ano seguinte.
16h - PE X PE: Sport recebe o rival Náutico. O primeiro sem preocupacões, uma vez que está classificado para a Libertadores de 2009 e o segundo na fuga da zona do perigo. Jogo que promete mexer com os "cabras machos" do Nordeste.
16h - BA x RJ: O Vitória segue buscando o bom futebol do primeiro turno e o Fluminense atrás de fugir da zona do rebaixamento, lugar no qual abandonou na última rodada. O Flu deve ir com tudo e o Vitória mais na cadência.
16h - SP X SP: Choque-Rei mais importante dos últimos anos. Cercado de vários acontecimentos fora de campo promete ser um jogo quente. Quem vencer acaba com o ano do rival. Para o Palmeiras, o peso seria menor, já que venceu o Paulistão este ano. Para o São Paulo, um ano que deverá ser esquecido se for derrotado. Clássico que já decidiu o campeão em 73. Verdão levou a melhor.
18h10 - MG X MG: Atlético, já sem muita responsabilidade na competição e jogando um futebol leve, enquanto o Cruzeiro, vice-líder, segue na cola do líder. Jogo que vale o Centenário para os alvinegros e o sonho do bicampeonato para a Raposa.
18h10 - SP X RS: A Portuguesa recebe o Grêmio e este jogo deverá ser tão esperado por paulistas e mineiros, quant os clássicos. Uma vitória dá a Lusa esperança de manter-se na Série A. Ao Grêmio a vitória dará a certeza de que falta uma batalha a menos rumo ao tão esperado título. Qualquer gremista quando ouve falar em Portuguesa já se lembra de 96, ano do bi-campeonato tricolor.
18h10 - RJ X RJ: Esse jogo deve parar o Rio de Janeiro. Um Flamengo e Vasco daqueles que deixa os cariocas com o coração na boca. O Flamengo de ressaca, após perder para o Galo Mineiro. O Vasco de ressaca após 29 rodadas com um futebol fraquíssimo. Haja coração Galvão!!!
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Incrível!
Atacante Escocês perde um dos gols mais feitos do ano.
Em jogo válido pelas eliminatórias da Copa de 2010, o atacante Chris Iwelumo, do Wolverhampton – da segunda divisão do futebol inglês –, perdeu gol incrível e virou o centro das atenções.
- Foi difícil sorrir para minhas duas filhas. Quando acordei no domingo pela manhã, queria que já fosse segunda-feira para eu poder treinar com meus companheiros de clube – desabafa o jogador.
Por coincidência, esse foi o primeiro jogo de Iwelumo pela seleção. Poucos atletas conseguem chamar tanta atenção logo em uma estréia.
- Eu estava há dois centímetros de me tornar um herói nacional. Mas se todos vão se lembrar apenas disso, que seja – ressalta.
Veja o LANCE.
Esse gol, nem o Bobô perderia!
domingo, 12 de outubro de 2008
Mudança no G4 e na zona do perigo
Começo este post destacando o melhor jogo do complemento da 29ª rodada e apontando o time que acredito, sinceramente, ter o melhor futebol do Brasileirão neste momento: o Atlético Mineiro.
Neste sábado, em um Maracanã lotado, com pouco mais de 80 mil torcedores, o Galo fez 3 a 0 no Flamengo, calou a nação rubro-negra e mostrou ter um time arrumado. Não falo de uma máquinha, galáticos ou craques de bola, mas de um time entrosado, que toca fácil a bola e sabe o quer em campo. Muita obediência tática e muita vontade dentro de campo.
Se me perguntarem os 11 titulares eu não saberia responder, mas destaco o conjunto. Um time de jovens, bem montado pelo técnico Marcelo Oliveira, que libera o experiente lateral César Prates para subir a vontade pela esquerda, acompanhado de garotos como Sérginho, Renan Oliveira, Pedro Paulo, dentre outros, responsáveis por armar uma correria na zaga adversária.
Com este resultado, o Flamengo deixou o G4, após o São Paulo ter vencido o Náutico no Morumbi. A outra alteração significativa na tabela ocorreu na zona do rebaixamento. O Fluminense, de técnico novo - Renê Simões -, venceu o Atlético-PR na Arena da Baixada, por 3 a 1, trocando de posição com o clube de Curitiba, que tem o sinal amarelo acesso pela primeira vez na cometição.
Ainda no sábado, a Portuguesa empatou, sem gols, em casa com o Coritiba e continua na zona do rebaixamento. No Serra Dourada outro empate, 1 a 1 Goiás e Internacional, que continuam sem grandes objetivos no campeonato.
Registro ainda os resultados das outras seis partidas realizadas durante a semana. Na quarta-feira, o Vasco foi ao Recife e empatou em 2 a 2 com o Sport. No Sul, o Figueirense empatou em 0 a 0 com o Palmeiras, que caiu para a vice-liderança e viu o Tricolor Gaúcho ultrapassa-lo, após vencer o Santos por 2 a 0 no Olímpico.
Já na quinta-feira, o Cruzeiro, terceiro colocado, bateu o Ipatinga (1 a 0) no clássico de Minas, o São Paulo suou para vencer o Náutico por 1 a 0 e o Botafogo não teve dificuldades para fazer 3 a 1 no Vitória, no Rio de Janeiro.
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Quer ver espetáculo? Não vá em um jogo do São Paulo
É, após mais um jogo fraco do atual bicampeão brasileiro - vitória por 1 a 0 do São Paulo sobre o Náutico, no Morumbi -, os repórteres na coletiva do técnico Muricy Ramalho tiveram que ouvir a célebre frase "Quem quer ver espetáculo que vá ao Teatro Municipal".
Bom, isso só prova a minha teoria que eu tive em 2007, após a eliminação do Tricolor para o Grêmio e na seqüencia o 4 a 1 para o São Caetano no Morumbi. Um técnico fraco, que mesmo sendo adorado pela torcida, não faz por merecer o cargo de treinador do São Paulo Futebol Clube e de nenhuma equipe grande de primeira divisão do futebol do Brasil.
Tem quem discorde da minha opinião? Muitos! Porém os números mostram. Em todos os campeonatos disputados desde 2006, segundo meus cálculos 12 campeonatos (três Paulistas, três Copas Libertadores, Três Sul-Americanas, uma Recopa e dois Brasileiros) e um Brasileirão, em disputa, o sempre "bem" humorado Muricy ganhou dois e perdeu 10. 17% de êxito.
E pra ser mais sincero, não sei como ele conquistou esses dois títulos. Acredito que foi um maior merecimento dos jogadores do que dele, pois o mesmo time que venceu o Brasileiro em 2006, foi rídiculo no começo do ano seguinte. A mesma equipe que venceu o Brasileiro em 2007, foi simplesmente péssima no começo deste ano. Começo não, pelo menos nos 10 primeiros meses deste ano.
Mas aqui o que vale é a opinião de quem lê, então, para você rarííííssimo leitor, estou certo? Errado? Opine!
domingo, 5 de outubro de 2008
Tudo na mesma...
Em cima, os cinco primeiros colocados seguem os mesmos: Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo e São Paulo. O Verde venceu o Galo por 3 a 1, o Grêmio bateu o Bota por 2 a 1, o Fla passou pelo Náutico - 2 a 0 no Recife -, 2 a 0 e o Tricolor fez 3 a 1 no Ipatinga.
Na parte intermediária da tabela a única novidade é Coxa subindo algumas posições. O time de Curitiba pulou da 10ª para a 6ª colocação, depois de fazer 4 a 2 no forte time do Internacional.
Na parte inferior, Ipatinga e Portuguesa inverteram suas posições, mas continuam na zona da degola. Fluminense e Vasco completam a turma do G -4 que cairia para a Série B nesse momento. E neste sábado Vasco, lanterna do BR-08, conseguiu o grande feito de perder de 4 a 2 para o Figueirense em casa.
Dos clubes paulistas ainda não citados, o Santos venceu o Atlético-PR por 4 a 0 na Vila Belmiro. Espantou qualquer possibilidade de crise e agora está a seis pontos da zona do descenso.
Esses foram os sete resultado deste sábado, que deixaram a tabela, mais ou menos, na mesma situação. Do primeiro para o quinto apenas 5 pontos; Do 16º ao 20º, apenas 4. Com certeza acredito que este Brasileiro é o mais equilibrado da história dos pontos corridos. E você, rarísssimo leitor, concorda?
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
28ª rodada tem seu complemento no sábado
Na quinta-feira, o Cruzeiro bateu o Sport por 1 a 0, no Mineirão. Mostrando assim que será candidato forte na briga pelo título. No Barradão, o Vitória passou sem grandes dificuldades pela Portuguesa, após dois belos vacilos do goleiro lusitano, mas a equipe paulista demonstrou ainda não estar morta no campeonato. Clique aqui para saber como foi a partida.
Neste sábado acontecerão as 7 partidas que faltam para complementar a rodada.
No Olímpico, o Grêmio recebe o Botafogo. Momento ideal para se reabilitar, após a humilhante derrota por 4 a 1, para o Inter, no Beira-Rio.
Em São Paulo, o Palmeiras recebe o Atlético-MG. Na última partida que jogaram no Palestra, ano passado, o Galo surpreendeu e fez 3 a 1. Esse ano deve ser diferente, porém o empate em 1 a 1 no primeiro turno pode animar o clube mineiro, que fez um ótimo jogo no Mineirão.
No Ipatingão, o Ipatinga recebe o São Paulo. Jogo fundamental para as duas equipes. A vitória no momento é importantíssima para a pretensão de ambos. O Tricolor ainda sonha com o título, e o Ipatinga segue sonhando em não ser rebaixado.
No Aflitos, o Flamengo enfrenta o Náutico. Uma vitória para o Fla é de suma importância, assim como vencer também faz planos do Timbu para não cair para a segundona.
Menos importantes e vitais, o Vasco recebe o Figueirense, ambos na luta contra o rebaixamento; o Coritiba pega o Inter, no Couto Pereira, dois times que, na minha opinião, não brigam por nada no campeonato; e o Santos recebe o Atlético-PR, de novo duas equipes brigando para não caírem para a Série B.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Duelo dos Líderes
Primeiro, gostaria de dizer que acho uma comparação que nem devia existir. Se querem ver quem é melhor, façam um jogo entre os dois no final do campeonato, já que ambos serão campeões. Só daria para analisar se os dois tivessem na mesma divisão e isso aconteceria dentro do campo. Mas já que inventaram a campanha, dou minha opinião.
Quanto aos times, o duelo é muito equilibrado. Marcos e Felipe não precisamos comparar. Já entre os dois zagueiros titulares, até o mais fanático torcedor do Palmeires teria que admitir que Wiliam e Chicão são melhores que Gustavo e Maurício (ou Gladstonte, ou qualquer outro). Nas alas, dois laterais-esquerdos bons e dois direitos medianos. Briga boa, mas eu fico com o artilheiro André Santos e com Élder Granja.
No meio, os volantes são pau-a-pau também. Na criação, Douglas e Morais são melhores que o armador do Alviverde Diego Souza, que tem lampejos de craque algumas vezes.
No ataque, a briga também é boa. Kléber tem a raça de Herrera. Alex Mineiro realmente é um goleador pouco comum no futebol brasileiro e Dentinho, ainda não sei descrever ele. Para mim, uma grande incógnita no futebol.
Mas aqui o que importa é a opinião de quem lê. Ou seja, para você, raro leitor. Quem levaria o Duelo dos Líderes?