terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A sujeira que nunca será removida do futebol


Nesta última segunda-feira, após uma reunião com a Presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou o reconhecimento do Clube de Regatas Flamengo como Campeão Brasileiro de 1987, ao lado do Sport Club do Recife.

Antes de emitir minha opinião a cerca do assunto, aproveito aqui uma citação de Teixeira no dia 22 de dezembro de 2010, após o mandatário homologar os títulos da Taça do Brasil e do Robertão, unificando-os como Campeonato Brasileiro. No dia, perguntado sobre o título de 87, o "dono do futebol brasileiro" respondeu assim:

"É impossível que nós homologuemos o Flamengo. Houve uma decisão transitada em julgado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e que a CBF é obrigada a cumprir. Em caso de desobediência, isso pode gerar até prisão. Se o Flamengo acha que merece ter esse direito, tem que ver onde foi decidido, que foi na Justiça comum", disse Teixeira à Rede Globo.

Fato é que tanto a homologação dos títulos dos anos 60/70, quanto do título 87 é pura e simples politicagem. Tudo começa em 2010, quando clubes como São Paulo, Flamengo e Palmeiras votaram na eleição do Clube dos 13 e derrubaram o candidato da CBF (conflito de interesses? Será?).

Nisso, para cutucar o Flamengo, a CBF resolveu reconhecer todos os títulos dos dois primeiros torneios nacionais, em que algumas vezes os clubes jogavam até 4 vezes para ser campeão. Palmeiras e Santos eram reconhecidos Octacampeões e o Fla seguia como Penta.

Agora, quando estamos próximo de um momento importante do futebol - negociação do C-13 das cotas de Tv, Internet e Celular -, a Politicagem volta à CBF. O golpe mortal começou na última segunda.

A CBF autorizava a Caixa Econômica a entregar uma Taça das Bolinhas ao SPFC, reconhecendo o clube como o primeiro Pentacampeão Brasileiro. Ontem, foi a vez de a própria CBF reconhecer o Flamengo como o primeiro Pentacampeão Brasileiro. Fica difícil entender, não?

Maldita Taça das Bolinhas. Não deveria a CBF ter autorizado a entregar ao Flamengo em 1992? Essas coisas do futebol não me entram na cabeça.

Santos e Palmeiras poderiam ser considerados Octa desde 2004 e 1994, respectivamente, mas porque só em 2010 que isso foi acontecer? Manipulação vergonhosa para desunir os clubes?

Quando a maior entidade do futebol age assim, imagina o que não rola nos clubes e Federações. Triste para o futebol, triste para o torcedor. Acirramento de rivalidades, que nunca deveriam existir? Marca Registrada da CBF!

Para refletir. Imaginem uma final de Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo. Suposição que pode, mas imagino que não vá acontecer. Com essa Taça engasgada por um dos dois lados, imagina o que não pode acontecer entre as torcidas? E, por culpa de quem? Do órgão máximo do futebol. Lamentável!

Nenhum comentário: