segunda-feira, 22 de junho de 2009

Os culpados pela péssima fase do São Paulo

Após o São Paulo levar um ferro do Cruzeiro na quinta-feira Libertadores, ter o técnico Muricy Ramalho demitido na noite da sexta e ser derrotado pelo Corinthians por 3 a 1 no domingo, comecei a refletir sobre a situação do time e cheguei a conclusão sobre os culpados.

Inicialmente, gostaria de destacar que escrevo como alguém que não vive o dia-a-dia do São Paulo e não sabe nada de como estavam os bastidores do time, apenas ouve falar no rádio, jornais e Tv.

Bom, o meu primeiro culpado chama-se Muricy Ramalho. Pelo quarto ano seguido ele conseguiu montar uma equipe sem qualquer padrão tático no primeiro semestre. Padrão esse que se observa em partidas de Cruzeiro, Inter, Grêmio, Palmeiras ou Corinthians. Times que evoluem a cada rodada.

Fala-se muito que há intrigas e panelinhas no elenco, e que muitos queriam ver ele fora do comando do time. Assim, o que derrubou Muricy foi a arrogância em excesso e falta de comunicação com seus atletas. Aquele papo amigável e não o papo que ele costuma ter com a imprensa.

Segundo culpado chama-se Richarlyson. Acredito muito em coincidências e nos números. E o fato é: nas últimas 11 partidas que ele começou como titular, o Sampa não venceu nenhuma.

De 16 partidas que ele foi titular em 2009, a equipe ganhou apenas 4, e isso no começo da temporada, em jogos no Paulistão. O camisa 20 Tricolor reflete o mal momento da equipe. Seria bom ele ir pro banco. Ou pelo menos até a equipe vencer com ele em campo vou achar ele um dos culpados.

Por último, pode parecer irônia, mas o maior culpado da fase Tricolor é o Sport Club Corinthians Paulista. Coincidentemente, a primeira derrota para o Alvinegro de Parque São Jorge marcou a mudança de atitude da equipe na temporada, mesmo não apresentando um futebol animante.

Até o primeiro jogo da semifinal, o Sampa havia ganhado 15 jogos, empatado cinco e perdido apenas três. Num total de 23 partidas, um aproveitamento de 72%

Quando Cristian marcou aquele gol dando a vitória ao Timão na partida de ida, foram ao todo 13 partidas. Duas vitórias, quatro empates e sete derrotas. 25% de aproveitamento.

Coincidência ou não, Cristian marcou o primeiro gol da vitória Alvinegra neste domingo, por 3 a 1. Quem sabe a partir de agora essa crise acabe, já que o próximo jogo contra o Corinthians será só lá pro fim do ano. Que a volta por cima comece sábado no Morumbi.

Nenhum comentário: