quarta-feira, 24 de junho de 2009

Começa hoje a semifinal da Copa Libertadores das Américas

Quatro times disputam no momento o caneco da competição mais importante ludopedicamente das Américas: Grêmio, Cruzeiro, Nacional e Estudiantes.

Todes eles podendo ser consideraos copeiros, mesmo nenhum tendo ganhado o título mais cobiçado da América do Sul nos últimos 11 anos. De qualquer forma, são ao todo 10 voltas olímpicas dadas pelos quatro finalistas.

De um lado da chave se enfrentam Grêmio e Cruzeiro, ambos bicampeões da competição. O Tricolor levou os títulos de 1983 com Renato Gaúcho e 1995 com Adilson Baptista, hoje técnico do rival. Já a Raposa venceu em 1976 batendo o River Plate e em 1997 com o técnico Paulo Autuori, hoje no Grêmio.

Arriscar um favorito seria muito difícil. São duas equipes que apresentam um bom futebol no momento. O Cruzeiro teve duelos mais difíceis, enquanto o Grêmio só pegou babas. Mesmo assim, aposto no Tricolor Gaúcho por ter um time mais experiênte que o clube mineiro.

Na outra chave se enfrentam Nacional (Uruguai) e Estudiantes de La Plata. Ao todo são seis títulos, três de cada. Porém, duas equipes que não vencem a Copa há mais de décadas.

O Nacional foi campeão em 71/80/88. Foi a última equipe uruguaia a disputar uma semifinal no mesmo ano que venceu seu último título, em 1988 contra o Newell's Old Boys da Argentina.

Já o Estudiantes tem um jejum ainda maior. Não vence a competição a quase 40 anos, quando conseguiu o primeiro tricampeonato da história da competição e o apelido de Pincharratas (tricampeões na língua espanhola). Campeão em 68/69/70 e vice em 71 contra o próprio Nacional.

Naquele time que marcou história o Estudiantes-LP tinha Juan Ramón Verón, "La Bruja". Hoje tem o seu filho, líder da equipe e próximo da aposentadoria, Juan Sebastián Verón, "La brujita", que começou a carreira no mesmo Pincha a 15 anos atrás e tem a chance de conseguir o mesmo título que o pai conseguiu três vezes.

Pelo futebol, facilmente aponto o Estudiantes como favorito a chegar na final. O time do Nacional tem muitas limitações e venceu o Palmeiras mais na base da raça do que no futebol. Por isso, aposto nos argentinos, que com certeza, não deixarão te lutar, assim como os rivais do outro lado do Rio La Plata.

E você, raríssimo e quase inexistente leitor, concorda? Opine!

Um comentário:

leitor inexistente disse...

concordo