domingo, 12 de julho de 2009

Balanço da décima rodada do Brasileirão

Como de costume, faço meu simples balanço ao final da rodada. Antes, eu fazia a crônica dos jogos, mas as vezes cansa um pouco uma vez que cobrir 4 times sozinho é fogo. Isso sem contar Santo André e Barueri, que também disputam o certame.

Resumindo, o Atlético-MG voltou a liderença após uma vitória no clássico das Alterosas, 3 a 0 para o líder, ajudado pelo Atlético-PR, que venceu o Internacional em Curitiba após sair atrás do placar. No momento, o Galo mineiro tem 21 pontos, o Inter vem atrás com 20 e Vitória e Palmeiras completam o G4 com 19 pontos.

O Verdão venceu o Náutico no sábado por 4 a 1 sem grande dificuldade. Maurício Ramos abriu a contagem e Willians aumentou ainda no primeiro tempo. O Timbú diminuiu no segundo tempo, mas Armero e Pierre mataram a esperança pernambucana fecharando o placar.

Neste domingo, São Paulo, Corinthians e Santos entraram em campo. Para alegria palmeirense, nenhum deles se deu bem.

O Sampa fez um jogo atípico contra o Flamengo no Morumbi. Saiu atrás com 3 minutos de jogo. Denis falhou feio na saída de bola e Fierro abriu o placar após um passe do Imperador.

Pouco tempo depois, Borges empatou após assistência de Marlos, mas Adriano, de pênalti, deu o troco para o Fla. Vale destacar que o Imperador não comemorou seu gol, em respeito ao ex-clube.

No fim da etapa inicial, Renato Silva foi expulso em um lance infantil do zagueiro, que já tinha o amarelo. Hernanes, péssimo em campo, fez uma inversão também péssima para seu companheiro, que no domínio deixou a bola escapar e teve que fazer a falta em Zé Roberto.

Com um a mais, Cuca fez o que ninguém esperava. Fechou seu time, que pouco criou no segundo tempo. Sorte do Tricolor, que empatou com Jorge Wagner, em cobrança de pênalti. Se a fase não é boa, o time vem mostrando raça, até nos momentos mais difíceis.

E se Adriano não tivesse um certo carinho pela diretoria do São Paulo, assim como seu treinador Cuca, provavelmente o Mengão teria ganhado a partida. Só faltou disposição e vontade.

Em Porto Alegre, o Grêmio fez a alegria da sua torcida. Goleou o rival Corinthians, equipe mais badalada no momento, e mostrou que tem equipe para brigar pelo título. Na última vez que o Timão pisou no Olímpico a equipe foi rebaixada. Pelo jeito isso deve ter passado pela cabeça dos alvinegros nesta tarde.

Coincidentemente, os três gols foram marcados por jogadores teoricamente reservas. Alex Mineiro substituiu Maxi Lopez e abriu o placar. Jonas substituiu Herrera e fez o segundo. Por fim, Rafa Marquez substituiu Réver e fez o terceiro. Para completar, o zagueiro Jean foi expulso, o que dificultou a vida corintiana.

Já o Santos, levou a maior goleada do campeonato até o momento. No Barradão, o placar foi 6 a 2 para o Vitória, que tem um time envolvente e, se quisesse, poderia ter feito uns 10 gols facilmente.

Destaque (negativo) do Santos na partida foi o zagueiro Domingos. No segundo gol tentou fazer a linha de impedimento e saiu atrasado, no quinto gol fez um pênalti infantil e no último gol repetiu o erro do segundo. Quem também falhou foi o goleiro Douglas, que passou vergonha no primeiro gol.

O Santo André jogou na noite deste domingo e bateu o Fluminense no Rio: 1 a 0. Já o Barueri jogou no sábado e, na Arena, venceu o Coritiba por 3 a 1.

Nenhum comentário: