quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Carnaval? No Bra(z)il é o ano todo

Caros amigos que leem este blog (se é que tem algum), estarei me desligando do futebol por alguns dias. Carnaval ta aí né, assim como ano passado, fico alguns dias sem escrever por aqui.

No fim de semana os quatro grande de São Paulo entrarão em campo pelo Paulista. Acredito que nada mudará em questão de classificação. Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Portuguesa e Santos deverão figurar entre os 5 primeiros.

Assim, deixo meus palpites e semana que vem vejo se cheguei perto, ou não, de acertar os resultados.

Portuguesa x Palmeiras
O líder isoladíssimo vai ao Canindé enfrentar o time de Mário Sérgio, no sábado. Mantendo a previsão de entrar com um time misto, acredito na capacidade lusitana de sair vitoriosa. Não só pelo Verdão estar mais preocupado com Libertadores, mas também porque a Lusa já está sem perder a 7 jogos, e desde o início do ano, vem apresentando um bom futebol.

Guaratinguetá x Corinthians
Também no sábado o Timão vai ao Vale do Paraíba enfrentar a sensação paulista dos últimos dois anos, que entretanto, vem deixando a desejar em 2009. O Guará costuma a fazer boas campanhas, mas não tem tradição suficiente para evitar que o alviengro saia com os três pontos. Por isso, confio no Alvinegro do Parque.

Barueri x São Paulo
Com o futebol apresentado nas últimas 9 partidas, não tenho a menor confiança que o Tricolor vá vencer o Abelhão, na Arena. Porém, como visitante, o São Paulo ainda está 100%. Somando a boa atuação fora com a má vontade de jogar, acredito em um empate, sem é claro, faltar ao menos um golzinho de Pedrão, artilheiro do Paulistão.

Santos x Botafogo
No domingo a tarde o Peixe recebe o Botafogo no Pacaembu. Sim, no Pacaembu. Logo no Carnaval, quando o torcedor santista vai pro interior ou pra praia. Grande idéia da direção alviengra. Sem ainda apresentar um futebol animante, mas com nomes de respeito, o Santos deve vencer. Vou além, chuto um 2 a 0.

É isso! Concorda? Discorda? De suas opinões!

O Filme que se repete! Acorda, Muricy

Mais um ano se passou e o São Paulo parece não aprender. Desde 2006 quando Muricy Ramalho estreou no comando técnico do Tricolor, o time demorou pelo menos 6, 7 meses para engrenar em cada temporada.

O jogo desta quarta-feira contra o Independiente Medelín, da Colombia, mostrou que mesmo a temporada começando há um mês, a equipe ainda joga como se não tivesse vontade e disposição alguma. Sem compromisso!

O São Paulo atacou o jogo inteiro enquanto os colombianos apenas se defenderam. Sim, os brasileiros criaram jogadas, mas Bobadilla, goleiro adversário, soube fazer as defesas, pelo menos até os 48 minutos do segundo tempo. Assim, faltou capacidade para fazer o resultado positivo.

Aos 34, em boa jogada, os visitantes abriram o placar e calaram 30 mil torcedores no Morumbi, que vibraram com mais um gol de Borges, após outra boa assistência de Dagoberto. Placar final 1 a 1. Injusto, porém poderia ter sido pior.

Individualmente, Dagoberto se destacou pela vontade e criação de jogadas, já negativamente, Hernanes marcou por apenas pedalar bastante e fazer pouco. Exagerando no preciosismo, o camisa 10 ainda não atuou bem no ano.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Palmeiras cai na altitude de Quito


O Palmeiras perdeu a primeira partida na temporada após 9 vitórias. Jogando na altitude de 2.800 metros de Quito, no Equador, o Verdão foi derrotado por 3 a 2 em uma partida bastante movimentada, onde o LDU, atual campeão da Libertadores fez valer o seu mando de campo.

O primeiro tempo foi de amplo domínio do equatorianos. Após dez minutos de jogo o goleiro Marcos já havia feito duas boas defesas, e 23 minutos, Manso fez um ótimo cruzamento para Walter Calderón abrir o placar, em posição irregular.

Quando a situação era adversa, o Verdão empatou. Diego Souza, melhor em campo pelo Verdão, acertou um bom chute de fora da área. Cevallos espalmou nos pés de Willians que fez seu primeiro com a camisa do novo clube. Antes do intervalo, Marcos vacilou na saída e deu para Calderón seu segundo gol na partida.

Já na volta, o Verdão empatou o jogo. Com 2 minutos Edmilson aproveitou cruzamento de Cleiton Xavier. Aos 13, Manso, melhor em campo, bateu falta com perfeição e fechou o placar.

Das 9 equipes que enfrentou em 10 jogos, com certeza a LDU é a melhor delas. Pela primeira vez, Keirrison não fez uma partida boa, e esteve apagado em campo.

Assim, como é cedo para afirmar que o Verdão é favorito, também não cabe críticas, já que foi apenas o primeiro teste na competição e são poucos os times que saem vitorioso em Quito, diante da Liga Desportiva Universitária.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Majestoso marcado pela violência dentro e fora do campo

Durante toda a semana, os bastidores para o clássico esquentaram quando o São Paulo decidiu que apenas 10% da carga de ingressos seria destinada a torcida corintiana.

Os que mais ajudaram o circo a pegar fogo, foram as duas diretorias, que trocaram farpas, e alguns "jornalistas" irresponsáveis, que ao invés de apoiarem a lei e pedirem paz, preferiram vestir a camisa do seu time e incitar os torcedores. O famoso "Depois não diga que eu não avisei" tomou conta dos sábios e videntes, como Neto, Benjamin Back, Juca Kfouri, dentre outrem.

Dentro de campo, o Tricolor entrou com um time Misto, apenas três titulares, enquanto o Corinthians não contava com seu artilheiro, Chicão. Durante quase todo o jogo, o São Paulo teve o domínio da partida, porém não soube tirar vantagem dos defeitos adversários.

Ainda no primeiro tempo, Túlio foi expulso após acertar um soco em André Dias, botando um pouco de pimenta no clássico. Mesmo com um a mais, o Sampa não aproveitou a vantagem numérica, e só abriu o placar logo depois de Vagner Diniz ser expulso.

Aos 30 minutos da etapa complementar, Dagoberto iniciou uma boa jogada, tocou para Hernanes, que devolvou para o atacante tricolor, livre, tocar de bandeja para Borges marcar. Quando a torcida são-paulina se animou, o Timão deu o troco.

André Santos "copiou" a fórmula rival. Fez boa jogada, tocou para Boquita e apareceu livre dentro da área para empatar a partida. Alguns minutos depois, o ala-esquerdo foi expulso.

Fora de campo, mais uma tragédia. Desta vez, não entre as duas torcidas e sim, entre corintianos e PM. Por ser visitantes, os corintianos teriam que esperar uma hora para sairem do estádio. Numa mistura entre desorganização da polícia e animos acirrados da torcida corintiana, o pior aconteceu e após bombas de ambos os lados, 42 torcedores ficaram feridos.

A torcida Fiel foi tratada da mesma forma que todos são tratados na Vila Belmiro, ou no Parque Antártica. Só que o fato de não estarem acostumados com isso gerou a revolta dos mais de 5 mil torcedores.

Nessa hora, não faltaram os videntes que já previam uma catástrofe. Porém, não capazes de assumir que erraram, pois não foram torcidas que brigaram entre si, e sim, a polícia, com o antigo e costumeiro abuso de poder.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Futebol que vem deixando a desejar

São Paulo e Santos ainda não fizeram boas partidas em 2009. Nesta quinta-feira, com resultados opostos, os dois times mostraram que ainda irá demorar um tempo para se acertarem.

O São Paulo, mesmo vencendo a Ponte Preta por 2 a 1, no Morumbi, jogou um futebol de baixíssimo nivel. Aranha sofreu dois gols de bola parada e, se fez duas defesas (sem grandes dificuldades), é muito.

Quem salvou foi a estrela da Jorge Wagner. O ala/lateral/meia, ou se preferir, polivalente, marcou duas vezes. Uma alçando a bola na área e outra em perfeita cobrança de falta. Márcio Mixirica ainda diminui no fim do jogo, mas já era muito tarde.

Foi meu quarto jogo que acompanhei no estádio neste ano. A terceira partida do São Paulo. Com certeza, o time foi pior do que no empate com o Ituano e na vitória contra o Bragantino.

O outro jogo que fui, até agora foi o melhor da competição. Graças ao Palmeiras, que apresentou um lindo futebol contra o Santos, domingo passado. No segundo tempo o Alvinegro equiparou as jogadas, mas não conseguiu tirar o resultado negativo do placar.

Já o Peixe, perdeu a terceira em 7 partidas e, de forma justa, Márcio Fernandes foi demitido. No final do jogo em que o Marília saiu vencedor - 1 a 0 -, Kléber Pereira pediu mais uma vez vergonha na cara, e ainda admitiu "com todo respeito, não poderiamos perder para um advesário fraco como o MAC".

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Corinthians vence Mogi Mirim já visando o Majestoso. Palmeiras segue 100%

CORINTHIANS 2 X 0 MOGI MIRIM

O Corinthians venceu o Mogi Mirim por 2 a 0 na noite desta quarta-feira. Os gols só vieram nos últimos minutos do jogo, o que mostra a dificuldade que o Timão teve para se concentrar na partida.

Muito fechado, o Sapão segurou até onde deu. Aos 40 minutos da segunda etapa, Boquita abriu o placar pro Alvinegro. Alguns minutos depois, Lulinha sofreu pênalti e Chicão bateu, marcando seu sexto gol na temporada.

Agora o pensamento de Mano Menezes é o clássico de domingo contra o São Paulo. Otacílio Neto é desfalque garantido. Jorge Henrique e Dentinho, ambos lesionados, ainda tem chances de jogar.

MIRASSOL 2 X 3 PALMEIRAS

O Palmeiras bateu um recorde nesta quarta. Após 89 anos, a equipe Alviverde venceu pela 8ª vez seguida em uma temporada. Jogando com confiança, o time de Luxemburgo não deu chances para os donos da casa e segue mostrando que não vai ser um time fácil para ser batido em 2009.

Diego Souza abriu o placar em cobrança da falta. Anderson Paim empatou também em cobrança de falta. Porém, 6 minutos depois brilhou a estrela de Keirrison, que fez o seu 8º gol em 6 partidas jogadas pelo Alviverde.

No segundo tempo, Diego Souza deu assistência para Jefferson marcar seu primeiro gol com a camisa do Verdão. Diga-se de passagem, um belíssimo gol. No final, Wesley fez mais um para o Mirassol, porém já era tarde de mais.

Já nesta quinta-feira, o elenco titular do Palmeiras viajou para Quito, onde enfrenta a LDU, terça-feira, pela Libertadores. Enquanto que os reservas ficam no Brasil, para enfrentar o Paulista, sábado às 17h, no Pacaembu.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Carga de ingressos gera polêmica para o clássico entre São Paulo e Corinthians

Sem outra saída para a divisão de ingressos para o clássico do dia 15 (domingo), a diretoria do São Paulo já criou dor de cabeça para os corintianos.

Isso porque a carga destina a torcida visitante será apenas de 10% dos 68 mil ingressos que serão colocados a venda a partir de quinta-feira.

Desta forma, o Tricolor passa a dar tratamento igual aos seus três maiores rivais do estado. Antes, contra o Timão, a carga era dividida praticamente em 50% para cada torcida.

Bom, ao torcedor alvinegro parece que é uma provocação, ou algo do tipo. Porém, há uma explicação justa para tal fato. Pelo menos do lado financeiro e, uma vez que é dono do estádio, o São Paulo tem todo direito de faze-lo.

Trata-se da inclusão do setor Visa ao estádio, que ocupa atualmente o espaço antes destinado aos corintianos em clássico. Assim, arquibancadas vermelhas e amarelas são comercializadas na internet, apenas para os são-paulinos (teoricamente).

Já a arquibancada azul segue sendo espaço para o sócio-torcedor. Restando assim, um cantinho entre as arquibancadas vermelha e laranja. Pouco mais de 6 mil lugares, com entrada pela Avenida Giovanni Gronchi.

Certo ou errado, o Tricolor faz a sua parte. Disponibilizar ao Visa - empresa de cartões de crédito -a liberdade de comercializar cerca de 20 mil ingressos e cuidar do restante.

De um lado, reclamações alvinegras e do outro, a esperança de que a torcida tricolor lote o setor que lhe é reservado. Será que consiguirá faze-lo? Domingo veremos!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Caiu na rede, é Peixe! Verdão goleia o Santos no Parque Antártica

O Palmeiras goleou o Santos neste domingo por 4 a 1 e mostrou que é o principal candidato ao título do Campeonato Paulista. Não só por Vanderlei Luxemburgo ter a possibilidade de ser o maior campeão do estadual, mas também porque a equipe está jogando o melhor futebol do estado na atualidade.

Dentro de campo, o jogo foi exatamente o que um torcedor gosta de ver. Uma partida muito movimentada e emocionante. Até agora o melhor jogo que já vi na competição. No primeiro tempo o Palmeiras dominou o jogo e, se terminasse 5 a 0, não seria um resultado injusto.

No segundo tempo o Santos dominou as ações da partida, porém não teve capacidade para furar o bloqueio advesário por mais de uma vez, apesar de ter criado ótimas chances de gol.

O JOGO

Depois de 10 minutos de bola rolando o placar já poderia ser 2 a 0 para o Verdão, mas seus atacantes não souberam aproveitar. Alguns minutos depois, após falha de Fábio Costa, Edmilson abriu o placar com uma bicicleta. Ainda no primeiro tempo, após o árbitro marcar um pênalti duvidoso, Keirrison aumentou o placar.

Mal começou o segundo tempo e o Verdão aumentou. Em posição irregular, Keirrison aproveitou rebote de Fábio Costa e mandou a bola para rede. No lance, o jogador ainda olha para o bandeirinha, para ter certeza que seu gol foi validado.

A partir daí o Santos dominou o jogo por mais de 40 minutos. Após muita pressão, Kléber Pereira diminuiu e o Peixe seguiu no ataque. Porém, no final do jogo, brilhou a estrela do artilheiro Lenny que driblou o goleiro alvinegro antes de fechar o placar.

RIBEIRÃO PRETO

O São Paulo bateu o Botafogo por 2 a 1. Hernanes abriu o placar, Branquinho empatou e Washington fechou o placar marcando seu quarto gol com a camisa tricolor. Este blogueiro, que aqui escreve esteve no Palestra Itália, por isso o curto relato do duelo.

Timão e Lusa empatam no inundado Pacaembu


O que era para ser um jogo de futebol realizado em um campo, virou um verdadeiro piscinão e interrompeu o duelo Corinthians X Portuguesa por mais de uma hora.

Após um primeiro tempo empatado em 0 a 0, a chuva aumentou e obrigou o árbitro da partida a interromper a partida até que houvesse condições de jogo.

Porém, parece que ao Corinthians foi dito que o jogo ocorreria em outra data, enquanto os jogadores da Lusa continuaram arrumados para continuar a partida.

Assim, faltando cerca de 40 minutos para acabar a partida, as equipes voltaram a campo, para terminar o que havia começado.

Na metade final do segundo tempo, o atacante Christian aproveitou um vacilo do zagueiro Jean e abriu o marcador. No fim do jogo, Otacílio Neto fez boa jogada individual e empatou o placar, dando números finais a partida.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Assim como rivais, Santos também garante a vitória

Sob o olhar de desconfiança de uma parte da torcida santista, que já pede a cabeça do técnico Márcio Fernandes após 5 partidas no ano, o Peixe conseguiu deixar seu torcedor feliz, vindo de dois resultados negativos - um empate e uma derrota.

E quem garantiu a vitória não foi o matador Kléber Pereira e nem seus parceiros de equipe titular. Foi o camisa 16 Robson, que entrou no segundo tempo do jogo e fez os dois gols da equipe, ofuscando a reestreia do lateral-esquerdo Léo.

Consciente do bom trabalho, o jogador alvinegro agradeceu o técnico pela oportunidade. "Pude ajudar o Santos. E sentia que poderia decidir. Treinei muito nessa semana. Agradeço o Márcio Fernandes pela chance", revelou.

Na próxima rodada, o Santos terá um clássico contra o Palmeiras, na capital paulistana, e o resultado desta quinta deve ter deixado uma boa impressão para a torcida, que não deixará de apoiar a equipe no Palestra.

Além do clássico, o Corinthians receberá a Portuguesa sábado, no Pacamebu e o São Paulo vai a Ribeirão Preto enfrentar o Botafogo, domingo a tarde.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Trio-de-ferro tem noite positiva

Palmeiras, São Paulo e Corinthians venceram suas partidas nesta última quarta-feira (4), demonstrando um bom futebol, algo que indica um ano de disputas acirradas entre as maiores equipes do Estado de São Paulo.

Real Potosí 0 X 2 Palmeiras

Na Bolívia, contra o Real Potosí, um time com poucas qualidades, o Palmeiras não tomou conhecimento da altitude de quase 4 mil metros e passou sem grandes dificuldades pela equipe boliviana.

Mais uma vez a dupla K9 e CX10 fez a diferença. Após um início de adaptação as dificuldades de jogar na altitude, o Verdão encontrou o bom futebol.

Aos 29 minutos do primeiro tempo Cleiton Xavier acertou uma bomba na rede adversária e aos 29 da segunda etapa foi a vez de Keirrison aproveitar o vacilo da zaga e fechar o marcador.

São Paulo 2 x 1 Bragantino

No Morumbi, o Tricolor fez uma boa partida, porém, longe do ideal esperado pela torcida, que não compareceu - apenas 4 mil torcedores debaixo de muita chuva.

O destaque positivo ficou para Washington e o negativo para Rogério Ceni. Isso porque o goleiro falhou logo no início da partida, tomando um frango incontestável, e depois saiu machucado, mostrando que ainda não estava 100% para atuar.

Entretanto, enquanto uma estrela vai se apagando, outra começa a acender. Washington fez um golaço ainda no primeiro tempo, empatando o placar.

Daí para frente o Tricolor dominou as ações do jogo e conseguiu o empate com André Dias, em um gol que na minha opinião foi irregular. O zagueiro tricolor empurra o adversário antes de virar o placar da partida.

Paulista 2 x 3 Corinthians

Por fim, uma partida que não faltou em emoção e imprevisibilidade. O Corinthians saiu na frente logo aos 5 minutos de jogo com um gol de Elias. Após boas oportunidades para aumentar o placar, o inesperado aconteceu: uma virada do Paulista ainda no primeiro tempo.

Já no segundo tempo, brilhou a estrela do artilheiro Chicão. Primeiro cobrando com perfeição um pênalti sofrido por Souza e depois em uma ótima cobrança de falta, garantindo a liderança provisória do Paulistão, até que o Palmeiras jogue pela quinta rodada.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Parabéns aos canais ESPN


Nesta segunda-feira, durante o programa Linha de Passe, do canal ESPN Brasil, o jornalista José Trajano anunciou que, após os maos tratos do treinador Muricy Ramalho a imprensa, em uma coletiva após o jogo contra o Santo André, a emissora não irá mais acompanhar as coletivas do técnico pós jogos do Tricolor.

Gostaria que todos os outros meios aderissem essa idéia. Se é para ser tratado, sem um pingo de educação, é melhor nem entrevistar o treinador, que já virou folclore de tão mal educado que é.

Parabéns, Trajano! Parabéns, ESPN! Exemplo a ser seguido de bom jornalismo no país do futebol, mulheres, falcatruas e carnaval. Porque além de deixar os jornalistas esperando por um bom tempo, o treinador consegue em uma entrevista de meia hora, não falar nada que preste a quem estava lhe ouvindo.

Acompanhe o video do site uol.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Tricolor deixa cair duas escritas; Já o Verdão segue 100% com "tripleta" de Lenny

SÃO PAULO 0 X 2 SANTO ANDRÉ

Neste sábado, o Ramalhão orquestrado por Marcelinho Carioca, fez o São Paulo perder duas invencibilidades no futebol brasileiro. A primeira de 22 jogos sem perder (ao todo, mais de 6 meses) e a segunda de 21 partidas sem derrotas no seu estádio, o Morumbi.

Enquanto o Santo André não sentiu o peso de jogar fora de casa, o São Paulo foi um time apático, lembrando aquela equipe do começo de 2008, aquela outra do começo de 2007 e, porque não, também aquela do começo de 2006.

Coincidentemente, anos que Muricy não conseguiu dar padrão a equipe, e só no Brasileiro conseguiu estabilidade.

O Ramalhão não encontrou dificuldade alguma. Um vira e dois acaba. Logo aos 6 minutos, Osny abriu para os visitantes. Sem sofrer qualquer perigo, a equipe do ABC aumentou no começo da segunda etapa, com Júnior Dutra, fazendo um golaço.

Para piorar, Miranda ainda foi expulso. Rigor do árbitro, que poderia ter expulsado Dagoberto alguns minutos antes. De qualquer forma, resultado mais do que justo. Que isso sirva de alerta para o técnico tricolor não repetir os últimos começos de temporada.

PONTE PRETA 2 x 3 PALMEIRAS

Em Campinas, o Palmeiras foi a campo com apenas dois titulares. Danilo e Maurício Ramos. Entretanto, longe do que muitos imaginavam, a equipe da capital conseguiu superar o rival campineiro, com uma grande atuação individual de um jogador muito criticado pelo torcedor em 2008.

Ironia do destino ou não, Lenny foi o autor dos três gols do Alviverde. Após André abrir o placar as 11 minutos, Lenny empatou aos 15, após boa jogada de Max.

No primeiro minuto do segundo tempo, Lenny virou o jogo. Um minuto depois Leandrinho empatou o placar. O resultado positivo só veio aos 44 minutos. Lenny, batendo pênalti fechou o placar. O Palmeiras mostra que terá um time incomodando os principais rivais, e a Ponte, que neste ano ficará longe do G4.

No embalo da Fiel corintiana

O Corinthians venceu neste sábado o Oeste por 4 a 1, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, diante de cerca de 14 mil alvinegros que aproveitaram a tarde de sol para prestigiar a sua equipe.

Com o resultado, o time de Mano Menezes dorme na primeira colocação, até que Palmeiras e São Paulo joguem na tarde deste domingo. Pelos jogos que os dois rivais farão, Ponte Preta e Santo André, respectivamente, o Corinthians tem tudo para continuar na liderança do Paulistão.

Após um primeiro tempo, até certo ponto sofrível para o torcedor do Timão, em que os donos da casa abriram o placar com um gol contra, o Corinthians encontrou o caminho do bom futebol na segunta etapa e saiu com uma goleada.

O Alvinegro abriu o placar com um gol contra do zagueiro Adriano logo nos primeiros minutos de jogo, após cruzamento de Eduardo Ramos.

Na segunda etapa, Otacílio Neto aumentou para o Timão. Dias, de pênalti diminui o placar. Porém, alguns minutos depois Otacílio Neto cobrou falta e fez o terceiro gol alvinegro. Nos minutos finais, Souza cobrou pênalti e fechou o caixão da equipe de Itápolis.