domingo, 16 de agosto de 2009

Primeiro turno "acaba" e Palmeiras e Inter disputam título simbólico

Após 19 rodadas efetivamente jogadas, Palmeiras e Internacional disputam o título do primeiro turno. Mesmo com o turno "acabado", o Inter ainda tem dois jogos para fazer, o que pode lhe dar o título simbólico.

No momento, a equipe de Parque Antártica tem 37 pontos em 19 jogos e o Colorado tem 33 em 17 partidas. Entre o fim de agosto e o começo de setembro, os gaúchos enfrentam o Santos na Vila e o Galo Mineiro no Gigante da Beira-Rio.

Apesar de não valer nada, levantar o "caneco" da primeira metade da competição poder servir de incentivo para a equipe campeã. Isso porque, em 5 dos 6 Brasileiros disputados na fórmula de pontos corridos a equipe que venceu o primeiro turno também foi campeã do Nacional.

PARTIDAS PAULISTAS

Neste sábado o líder Palmeiras entrou em campo em São Paulo e conseguiu apenas um empate com o Botafogo, décimo quinto colocado.

No primeiro tempo o Fogão saiu na frente com um gol de André Lima e Danilo fez o gol de empate para o Verdão. Na segunda etapa André Lima perdeu uma boa chance de fazer o segundo, assim como Diego Souza, que quando teve oportunidade apenas recuou para o goleiro.

No fim o empate foi pior para o Palmeiras, que agora soma 3 empates, por 1 a 1, seguidos. Por outro lado, o time de Muricy Ramalho não sabe o que é perder há exatos 6 jogos e segue na frente dos rivais na disputa do título.

Ainda no mesmo dia, o Inter bateu o Santo André no Estádio Bruno José Daniel: 2 a 0 para o Colorado, com um gol de Taison e outro de Alecsandro.

Neste domingo os outros 4 paulistas entraram em campo. No Pacaembu, o Corinthians voltou a triunfar após 5 rodadas sem conseguir sair de campo com os 3 pontos.

Em um jogo de equipes muito desfalcadas, o Coringão levou a melhor e venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0. Dentinho e Boquita, ambos com fome de bola, fizeram os gols da equipe paulista.

Se a situação melhora, o próximo adversário pode desanimar o Corinthians, uma vez que vai ao Sul enfrentar o Inter, que perdeu apenas um jogo em casa nesta temporada.

No Recife, o São Paulo fez algo pouco comum. Venceu o Sport na Ilha do Retiro pela terceira vez na história do Brasileirão, em um jogo que não faltaram emoções.

Na etapa inicial, o Tricolor comandou o jogo e saiu na frente. Em boa jogada de Hernanes, Borges cabeceou para Washington marcar na saída de Magrão.

Porém, o que parecia simples ficou complicado no segundo tempo. Em boa parte por méritos do Leão, que praticamente sufocou o São Paulo por todos os 45 minutos finais.

E também por culpa dos deslizes de Miranda e Renato Silva, ambos expulsos pelo excesso de faltas desnecessárias. Com um a mais, o Sport conseguiu o empate aos 39 do segundo tempo com Fabiano, genro de Luxa.

Quando a tendência era o time da casa virar, Junior César arrancou do meio de campo, fez ótima jogada e cruzou na cabeça de Hugo, que anotou o gol da vitória, totalmente inesperada naquela altura do jogo.

Com o resultado, o Sampa segue invicto a 8 partidas, tendo ganhado as 6 últimas. Três em casa e três fora.

Por fim, Barueri e Santos fecharam a partipação Paulista na rodada. Em Curitiba, o Furacão não tomou conhecimento do Abelha e fez 3 a 0 na equipe de Barueri. Dois gols foram anotados por Paulo Baier e o último por Marcinho, em cobrança de pênalti sofrida pelo mesmo Baier.

Já o Santos foi ao Mineirão e empatou em 0 a 0 com o Cruzeiro, que segue nas últimas colocações do campeonato. Os destaques da partida foram os dois goleiros, principais responsáveis pela manutenção do placar sem gols.

No entanto, apesar do resultado, se o jogo terminasse empatado em 2 a 2 ou 3 a 3, o resultado não seria incomum, isso pelas grandes oportunidades que cada equipe criou de marcar.

Assim, a classificação fica:

1.Palmeiras - 37 pontos em 19 jogos;
2.Goiás - 35 pontos em 19 jogos;
3.Internacional - 33 pontos em 17 jogos;
4.São Paulo - 33 pontos em 19 jogos;
5.Atlético-MG - 32 pontos em 18 jogos;
6.Avaí - 30 pontos em 19 jogos;
7.Grêmio - 28 pontos em 19 jogos;
8.Corinthians - 28 pontos em 19 jogos*;
9.Barueri - 28 pontos em 19 jogos;
10.Flamengo - 27 pontos em 19 jogos;
11.Vitória - 25 pontos em 19 jogos
12.Santos -25 pontos em 18 jogos;
13.Atlético-PR - 24 pontos em 19 jogos;
14.Cruzeiro - 21 pontos em 18 jogos;
15.Botafogo - 20 pontos em 18 jogos;
16.Coritiba - 19 pontos em 19 jogos;
17.Santo André - 18 pontos em 19 jogos;
18.Náutico - 18 pontos em 19 jogos;
19.Fluminense - 15 pontos em 19 jogos;
20.Sport - 13 pontos em 19 jogos.

* O Corinthians já está classificado para a Copa Libertadores de 2010.

2 comentários:

Henrique Gióia disse...

Muito bem escrito Gustavo. As vezes sinto que sua paixão pelo Palmeiras é meio ofuscada. Bom jornalista esportivo, sabe ser imparcial. Sem ironias...

Gustavo Coelho disse...

Paaaleestra do meu coração!!! rs rs