domingo, 31 de maio de 2009

São Paulo vence o Cruzeiro; Santos passa pelos reservas do Corinthians; E Palmeiras tropeça em Barueri

O SÃO PAULO entrou em campo para enfrentar o Cruzeiro com algumas alterações inteligentes do técnico Muricy Ramalho, que deram muito certo. Resultado final, 3 a 0 para o Tricolor sobre o rival da última quarta-feira e também do próximo dia 17.

Foram sacados Hernanes, Jorge Vagner e Dagoberto. Tirando Dagoberto que atravessa um bom momento, as outras duas saídas foram mais que bem-vindas. De interessante a estréia de Marlos, que mostrou muita intimidade com a bola nos pés.

Logo no ínicio do jogo Washington deu o cartão de visitas abrindo o placar. Perto do fim do primeiro tempo Borges aproveitou linda jogada de Marlos e ótimo passe de Zé Luis para aumentar. No segundo tempo, Dagoberto entrou em campo e fez o dele.

Resultado justo, pois o São Paulo soube aproveitar a pressão dos mais de 50 mil torcedores que compareceram no Morumbi nesta tarde e fazer um resultado que anima a equipe para a partida de volta da Libertadores daqui 17 dias.

NA VILA BELMIRO o Santos fez sua obrigação. Bateu o time reserva do Corinthians por 3 a 1 e mantém a boa fase no Campeonato Brasileiro. A equipe de Vagner Mancini aparece em terceiro lugar com 8 pontos.

Não tive a oportunidade de assistir o jogo, mas desconfio que a diferença do time titular do Corinthians para o reserva deve ser gritante. Assim, com dois gols de Paulo Henrique Ganso e um de Mádson, o Peixe bateu o adversário, que descontou com Renato, jogador este que eu confesso desconhecer.

EM BARUERI o Palmeiras foi surpreendido. Saiu na frente com dois gols dos seus atacantes Obina e Keirrison no início da segunda etapa. Poucos minutos depois conseguiu levar o empate em dois vacilos da sua defesa.

O que era pra terminar em festa acabou com gosto de derrota quando Pedrão balançou a rede de São Marcos por duas vezes. Nem sempre o Santo é perfeito, mas ele tem toda moral do mundo para falhar. Que não falhe assim dia 17 contra o Nacional em Montivideo pois este jogo sim valerá a vida Alviverde.

Confira outros resultados

Sábado
Coritiba 1 x 3 Goiás
Atlético-MG 0 x 0 Santo André
Botafofo 2 x 2 Sport

Domingo
Náutico 1 x 1 Fluminense
Flamengo 2 x 1 Atlético-PR
Vitória 1 x Grêmio
Internacional 2 x 1 Avaí

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Quem nunca viu Fabiano Eller?

Sempre quis fazer um post em homenagem ao jogador mais extrovertido e engraçado do futebol brasileiro. Trata-se de Roberto Brum, que ataca de pastor até cantor de sertanejo.

Dessa vez ele divulgou o funk criado por Neymar e Paulo Henrique Ganso.Curta na íntegra o vídeo do globoesporte.com onde Brum explica de onde veio o novo hit da Vila Belmiro. Impagável!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cruzeiro vence Tricolor e joga por um empate no Morumbi dia 17

Cruzeiro e São Paulo fizeram um jogo equilibrado em Belo Horizonte e o fator mando de campo fez a diferença. Apoiada por mais de 50 mil torcedores a Raposa fez 2 a 1 no Tricolor Paulista e agora joga por um empate em São Paulo no mês que vem.

Durante toda a partida os mineiros tiveram maior posse de bola, porém até os 45 minutos do primeiro tempo a pressão celeste era pouca. Quando o jogo caminhava para o intervalo empatado, Léo Silva subiu mais que a defesa Tricolor para abrir o placar.

No segundo tempo Adílson Baptista sacou Thiago Ribeiro e colocou Athirson. Com a equipe de Belo Horizonte mais recuada, o São Paulo começou a criar chances. Na segunda boa oportunidade Dagoberto cabeceou, Fábio fez uma linda defesa e Washington marcou no rebote.

O Cruzeiro não sentiu o baque e fez o segundo em pouco tempo. Kléber tocou para Jonathan que cruzou para o atacante Zé Carlos, que acabará de entrar, marcar o segundo. O goleiro Denis foi mal no lance e espalmou a bola para dentro.

Até o fim do jogo os dois times tiveram chance de marcar. O Tricolor duas vezes parou nas mãos de Fábio com as finalizações de Eduardo Costa e André Lima. Jean também teve uma chance claríssima de gol, mas bateu para fora. No fim o placar acabou sendo justo e satisfatório para ambos os times.

VENEZUELA

O Grêmio foi a Caracas e empatou em 1 a 1 com o Caracas, que saiu na frente logo no início do jogo. No segundo tempo Fábio Santos empatou para o Tricolor Gaúcho que precisará de uma vitória simples para ir a semi-final da Copa Libertadores.

COPA DO BRASIL

O Corinthians fez um bom placar no Maracanã. Empatou em 1 a 1 com o Vasco e agora entrará em campo no Pacaembu podendo empatar em 0 a 0, ou então qualquer vitória simples será suficiente para o Alvinegro paulista.

No Beira-Rio o Colorado saiu atrás e conseguiu a virada. No fim o placar de 3 a 1 dá muita tranquilidade ao Internacional para enfrentar o Coritiba no Couto Pereira semana que vem.

Barcelona vence a Liga dos Campeões pela terceira vez

Torci pelo Barça, mas depois dessa foto fiquei triste pelos Reds... (Foto: AFP)

Com um gol de Samuel Eto'o e outro de Lionel Messi o Barcelona venceu o Manchester United em uma partida em que tudo deu certo para a equipe da Cataluña.

O duelo foi decidido nos mínimos detalhes. Muito disseram após a vitória do Barça que ganhou o futebol bonito, o futebol empolgante, mas com certeza se os ingleses tivessem levantado o caneco o papo seria o mesmo.

Isso porque as duas equipes tinham condições e futebol de qualidade para sagrar-se campeão. O primeiro detalhe foi o gol de Eto'o. No lugar certo, na hora certa acendeu o Barcelona, que tomou conta do jogo e não deu espaços para o United.

Levar um gol logo aos 10 minutos de jogo não era algo esperado por nenhum torcedor dos Reds. Depois, aos 25 do segundo tempo o craque Messi estava no lugar certo e fez o gol na hora certa. Matou qualquer pretensão dos ingleses.

Depois foi só cozinhar a galinha e prepar-se para comer a canja! Não havia vontade e nem coragem ao time de Alex Ferguson para conseguir reverter o placar.

No duelo Critiano Ronaldo x Messi, melhor para o argentino, que após o título deverá conquistar o posto de melhor jogador do mundo. Não há porque não acreditar nisso.

Assim, parabéns para o Barça pelo terceiro campeonato europeu e parabéns pela tríplice coroa: Liga Espanhola, Copa do Rei e Champions League. Ganhou o futebol bonito e se ganhasse o Manchester o mesmo aconteceria.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Meu augúrio para os duelos da Copa do Brasil e Libertadores

Após acertar sete dos oito times que estão nas quartas-de-final da Copa Libertadores - apenas errei o Boca Jrs., que cá entre nós era difícil de acreditar em um tropeço contra os uruguaios do Defensor -, faço aqui minhas previsões para os vencedores das quartas da Libertadores e das semis da Copa do Brasil.

Na Copa do Brasil, o esperado mesmo é Internacional e Corinthians fazendo a finalíssima. Não que em um futebol como o de hoje Coritiba e Vasco não possam surpreender, mas realmente é muito difícil que os dois passem, devida a maciça diferença entre as duas equipes.

Na Libertadores, creio que os quatro duelos que restam serão muito equilibrados, pois cada equipe tem as suas cartas na manga. Umas por decidirem em casa e outras por fazerem da sua casa um caldeirão.

Grêmio x Caracas (VEN): O clube gaúcho foi o melhor na primeira fase. Já o Caracas tem na Venezuela um alçapão a seu favor. Porém, futebol por futebol, vejo no Grêmio um grande favoritismo, principalmente pelo seu poderio ofensivo.

São Paulo x Cruzeiro: Vai ser decidido nos mínimos detalhes. Uma falha de uma defesa aqui, um drible a mais de um atacante ali. O Cruzeiro tem que fazer um bom resultado em casa, uma vez que não costuma se dar bem no Morumbi.

Não posso deixar de apostar no São Paulo, mas com consciência que se perder em BH, no jogo de volta em Sampa o time jogará sobre muita pressão da sua torcida. Um deslize pode ser a queda de Muricy Ramalho, rei (em derrotas) no mata-mata.

Estudiantes (ARG) x Defensor (URU): Creio que o clube uruguaio passou pelo Boca por uma questão de falta de inspiração dos argentinos. Não é nem um pouco comum uma equipe ir a La Bombonera e vencer, ainda mais se este clube não tiver muitas qualidades. E este é o caso do Defensor. Aposto no Pincharrata, liderado pela "Brujita" Verón.

Nacional x Palmeiras: O Palmeiras terá que garantir o resultado em São Paulo, pois no Uruguai o Nacional tem ótimo aproveitamento. Três jogos, três vitórias, com 8 gols marcados e 2 sofridos. Com certeza este é o melhor time do Nacional nos últimos 10 anos, mas o Palmeiras tem crescido muito nos últimos jogos. Ambos tem tradição, porém o futebol brasileiro costuma sobressair. Aposto no Alviverde.

O destaque da rodada

Por Sérgio Xavier, editor do jornal/revista Placar

Há muito o que dizer sobre um fim de semana rico de futebol. Difícil saber por onde começar. Poderia ser pelo Inter, líder absoluto com 9 pontos. Cá para nós, não são 9 pontos comuns. Eles valem mais. Três vieram de jogo no Pacaembu contra favorito ao título (Corinthians).

Três vieram de partida que o Inter optou por time reserva contra outro favorito ao título (Palmeiras). Três nasceram na imensidão do Serra Dourada, lugar que raramente germina ponto, ainda mais com equipe mista contra o Goiás. Os 9 pontos do Inter valem 18.

Poderia e deveria falar do Santos. 4 x 1 no Fluminense no Maracanã é resultado para fazer pensar. O que o Santos pode aspirar no campeonato? Mais do que Sul-Americana? Ainda acho que não. Posso estar enganado.

O Cruzeiro repete o ano passado. Um trator no Mineirão. Fora de casa, nem tanto. Precisa crescer longe de BH se quiser algo. Roth, para variar, largando espetacularmente. Vencer o Sport na Ilha é para poucos. O Galo vai bem. O Sport precisa fazer algo para curar a ressaca pós-Libertadores.

Confesso que não vi a estreia de Paulo Autuori. Mas uma informação me surpreendeu. Ele tirou Souza aos 25 minutos do segundo tempo. É preciso coragem para fazer isso. Souza é o melhor gremista do ano ao lado de Victor e Réver.

Só que com suas improvisações e velocidade ao jogo, Souza muda o ritmo do time. Só que ele se comporta como o ursinho da Duracell sem as pilhas do reclame. Vai murchando durante o jogo. O time afunda com ele. Roth e o auxiliar Rospide não tiveram peito de sacá-lo quando a equipe caía. Pelo jeito, Autuori começou bem. A conferir.

Dois outros destaques merecem ser feitos. O Atlético-PR não é mais aquele. Desde o ano passado. A força da Baixada é limitada. O Furacão virou brisa por lá. Depois de um 2 x 0, virada para 2 x 3 em casa para o Náutico. Perigo.

O Náutico, francamente, está aproveitando bem a oportunidade de aproveitar as oportunidades em início de campeonato. Um Cruzeiro reserva na rodada passada nos Aflitos e agora o Atlético-PR. Mas não acho que vá a lugar algum, apesar da boa classificação atual. Aliás, pode até ir para baixo...

O Corinthians venceu com time totalmente reserva. Sim, é a impressão que dá quando a equipe entra sem Ronaldo. Curioso, mas a torcida age assim também. Pacaembu com pouca gente em um sábado agradável em São Paulo. Palmeiras e Corinthians morreram abraçados na rodada. Deixaram Inter e Cruzeiro dispararem. O Palmeiras não dá impressão de firmeza.

O São Paulo é mais grave. O tempo passa e o time não acontece. Vale lembrar um detalhe: desde 2002 o São Paulo está entre os principais times do Brasil. Sempre brigando por título no Brasileiro e Libertadores. De verdade. Sete anos mais tarde, a situação pode mudar. Será?

domingo, 24 de maio de 2009

Parabéns ao Wolfsburg, campeão inédito na Alemanha

Dzeko e Grafite comemoram o título (Foto: Site Oficial)

Resolvi fazer este post especial sobre o Campeonato Alemão. Deixarei para escrever sobre o Brasileiro amanhã, para dar um pouco de destaque a este título inédito na história do clube que completa 64 anos em setembro.

Bom, não fiquei feliz apenas pelo Grafite e pelo Josué, ex-jogadores do São Paulo, mas também pela primeira vitória de uma equipe até então sem qualquer expressão no campeonato prussiano, o VfL Wolfsburg.

Não só na Alemanha, mas também em países como Itália, Espanha, França ou Inglaterra, são sempre os mesmos dois ou três que levantam o caneco nacional.

Na Alemanha, ou é Borussia Dortmund, ou Bayern de Munique. Na Itália, ou vence Juve, Inter ou então Milan. Raramente a Roma sai vencedora. E assim nos outros países com Real Madrid, Barcelona, Valencia, PSG, Lyon, Manchester United, Liverpool ou Chelsea.

Pois bem, registro aqui minha felicidade pelo Wolfsburg. Parabéns ao time Alviverde da Baixa Saxônia, campeão com dois pontos de distância para o Bayern, após vencer o Werder Bremen, de Diego, por 5 a 1 com 3 gols de Grafite.

Parabéns ao Grafite, artilheiro do Nacional com 25 gols e a Josué, que com o título se mantém na Seleção Brasileira. Saudações ao Wolfi - lobo -, mascote do clube.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Libertadores tem as quartas-de-final definida; Na Copa do Brasil quatro equipes lutam pela taça

O Defensor do Uruguai garantiu na noite desta quinta-feira a última das 8 vagas em disputa para as quartas-de-final da Copa Libertadores. E acredite se quiser, bateu o temível Boca Juniors, em pleno La Bombonera.

Após um empate em 2 a 2 em Montividéo, o Boca jogava pelo empate e conseguiu perder em casa - 1 a 0 para o Defensor com um golaço de Diego de Souza. Agora o Defensor enfrenta o Estudiantes, que decide a classificação em La Plata, dia 18 de junho.

Três duelos completam as quartas: Palmeiras x Nacional (primeiro jogo no Brasil); Cruzeiro x São Paulo (primeiro jogo em Minas Gerais); e Caracas x Grêmio (jogo de ida na Venezuela).

Pela Copa do Brasil, a CBF definiu nesta quinta as datas dos duelos das semi-finais da competição.

O Corinthians vai ao Rio na próxima quarta-feira enfrentar o Vasco e recebe o time cruz-maltino no Pacaembu na semana seguinte.

Já o Internacional recebe o Coritiba na próxima semana e faz o jogo decisivo no Couto Pereira, uma semana depois.

Tanto Inter quanto Corinthians terão desfalques na sequência da competição. O Colorado ficará sem o lateral Kléber e o atacante Nilmar, convocados para a Seleção de Dunga. No Corinthians o desfalque será André Santos, também convocado para servir a seleção Canarinho.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Timão vence Flu no Pacaembu e leva vantagem mínima para o Rio

Melhor do que vencer em casa em um sistema de mata-mata como o da Copa do Brasil (onde gol fora vale mais) é não sofrer gols. Pensando assim, o Corinthians fez 1 a 0 sobre o Fluminense logo nos primeiro minutos de jogo, e segurou o resultado.

Dentinho foi oportunista. Aproveitou a linha burra tricolor e apareceu livre na cara de Fernando Henrique para marcar.

Porém, mesmo garantindo a vitória com esse placar, o Corinthians continuou criando. E o Fluminense, tentou algumas vezes, exigindo um pouco o goleiro Felipe, enquanto Fernando Henrique fez ótimas defesas.

No primeiro tempo, as principais chances corintianas de aumentar o placar vieram nos dos dentuços. Por duas vezes Fernando Henrique barrou Ronaldo e por uma vez a trave direita impediu Dentinho de marcar o seu segundo gol no jogo.

No segundo tempo, Thiago Neves teve a melhor chance do Flu. Não fez e no fim foi sacado para a entrada de Conca, que levou muito perigo a zaga alvinegra. Se Fred tivesse um pouco mais de vontade poderia ter dificultado a vida de Felipe.

No final, 1 a 0 pareceu um resultado satisfatório para as duas equipes que não procuraram o gol com tanta insistência. Na partida de volta o Timão joga pela vitória, empate e até uma derrota de 1 gol de diferença se balançar a rede adversária no Maraca.

Já o Flu, com 1 a 0 leva o jogo para os pênaltis e para se classificar com folga precisará de fazer dois gols de diferença. Tarefa difícil mas não impossível.

OUTROS RESULTADOS
COPA DO BRASIL
Terça-feira
Ponte Preta 2 a 2 Coritiba
Quarta-feira
Vasco 4 a 0 Vitória
Flamengo 0 a 0 Internacional

Pela Libertadores o Grêmio se classificou para as quartas-de-final da Copa ao vencer o San Martin em Porto Alegre por 2 a 0. Jonas e Herrera marcaram para o Tricolor que agora enfrenta o Caracas da Venezuela.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Marcos pega três pênaltis e Verdão está nas quartas-de-final da Libertadores

Marcos. Esse é o principal nome responsável pela vitória do Palmeiras nos pênaltis sobre o Sport na noite desta terça-feira em partida válida pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores.

Durante a etapa inicial do duelo o goleiro salvou ao menos cinco ótimas chances dos pernambucanos de abrirem o placar. Três delas nos pés de Paulo Baier. Em duas, o goleiro fez belas defesas, na terceira apenas a presença do goleiro serviu para espantar o camisa 10 do Sport.

No segundo tempo. O Palmeiras conseguiu segurar o ímpeto do Sport por longos 38 minutos. Luxemburgo apostando no empate, tirou Diego Souza e Keirrison, dois nomes que poderiam fazer falta nas cobranças de pênaltis.

Quando faltavam 7 minutos para o término do jogo, Luciano Henrique fez ótima jogada pela direita (da defesa do Palmeiras) e cruzou nos pés de Wilson, que só teve o trabalho de empurrar para o gol.

Nos minutos finais, o Verdão se assustou, e Ciro, aos 47 minutos teve a chance de fazer o segundo. E outra vez Marcos foi fundamental para o Alviverde. A bola ainda bateria na trave direita do arco antes de ir para tiro de canto.

Nas pênalidades, Mozart deu um susto logo de cara. Bateu mal e Magrão pegou. Porém, por três vezes São Marcos defendeu. A primeira na batida de Luciano Henrique, a segunda nos pés de Fumagalli e a última, e derradeira, Marcos fez difícil defesa na batida de Dutra.

Em decisão nas penalidades não se pode dizer que existe justiça. Se no Palestra o Verdão poderia ter feito mais gols, na Ilha o Sport, se tivesse mais competência, faria mais que um gol. No fim, quem teve mais qualidade na hora de decidir saiu vitorioso e a estrela do camisa 12 brilhou.

Daqui duas semanas o Palmeiras volta a jogar pela Copa, recebendo o Nacional do Uruguai no Parque Antártica. O Nacional já está na próxima fase, pelo abandono das esquipes mexicanas da competição.

domingo, 10 de maio de 2009

São Paulo e Corinthians perdem na estréia do BR-09; No Sul, Molina salva o Peixe no fim do jogo

São Paulo, Corinthians e Santos entraram em campo para fazerem suas estréias neste domingo com uma importante adversidade para cada. Adversidades essas suficientes para fazer com que duas das três equipes começassem o BR-09 com o pé-esquerdo.

No Rio de Janeiro, o Tricolor Paulista teve a difícil tarefa de enfrentar o Fluminense, que no último ano foi a grande pedra no seu sapato.

E o esperado aconteceu. O Tricolor Carioca, com um lindo gol de Maurício logo aos 2 minutos de jogo, garantiu os três pontos, que vieram sem grande dificuldade.

No decorrer do jogo, as duas equipes tiveram chances. O Flu, um gol mal anulado e o São Paulo algumas oportunidades nos pés de Washington ou Borges, porém, nada que fosse suficiente para alcançar o empate.

Já no Pacaembu, o grande contra-ponto do Timão foi a formação da equipe que entrou em campo para enfrentar o forte Internacional. Apenas dois titulares começaram o jogo: Felipe e Cristian.

E o esperado aconteceu. O Inter matou o jogo logo aos 9 minutos do primeiro tempo, com um golaço de placa do atacante Nilmar, que passou por cerca de 5 ou 6 jogadores antes de anotar o gol solitário da partida.

No resto ta partida, o Inter pouco pressionou e o Corinthians buscou o ataque, porém sem a qualidade que teria com o time titular em campo.

Em Porto Alegre, o Santos ia seguindo pelo mesmo caminho dos outros dois grandes que jogaram antes. Porém, no fim da partida, Molina acertou uma cobrança de falta perfeita para empatar a partida.

Mesmo jogando fora, o Santos teve boas chances de sair na frente. Paulo Henrique Ganso e Kléber Pereira perderam um gol cada, cara-a-cara com o goleiro Victor. Do outro lado, Maxi López acertou a trave de Douglas, que substituía Fábio Costa.

Após 33 minutos de bola rolando no segundo tempo, Réver abriu o placar chutando rasteiro de fora da área. Quando tudo caminhava para uma vitória gaúcha, o colombiano Molina bateu uma falta com precisão e garantiu o primeiro ponto alvinegro na competição.

Palmeiras sofre, mas vence o Coritiba na estréia do BR-09

Com a data da partida de volta das oitavas-de-final realocada para terça-feira à noite, o técnico Vanderlei Luxemburgo preferiu entrar com o time quase que 100% reserva, para enfrentar o Coritiba no Parque Antártica.

Titulares, só Wendel e Willians. Já o Coritiba, veio com o que melhor tinha para jogar buscando a vitória. E no primeiro tempo, parecia que o Coxa ia conseguir seu objetivo.

O time de Rene Simões aproveitou as fraquezas do adversário e saiu na frente no primeiro tempo. Em cobrança de pênalti cometida por Jéfferson, Marcelinho Paraíba abriu o placar.

No intervalo do jogo, Luxa fez o que tinha que fazer. Colocou Keirrison e Diegou Souza, sacando Marquinhos (mal em campo) e Mozart, que não comprometeu. Durante a segunda etapa, o técnico alviverde ainda tirou Jumar para colocar Cleiton Xavier.

Com essas mudanças, o Palmeiras conseguiu o que precisava, de forma justa. Após boa jogada de Cleiton, Willians empatou o jogo. Aos 44 do segundo tempo, quando o empate parecia algo certo, Marcão tocou para K9, que em posição duvidosa empurrou fácil para as redes.

O Palmeiras começa com o pé-direito, algo que já era esperado por todos, uma vez que raros serão os times que irão tirar pontos do Verdão dentro do Parque neste Brasileiro, assim como aconteceu no último ano. Candidato forte ao título de 2009

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Vai começar o Brasileirão 2009! Já tava com saudades viu!

Começa neste sábado o Brasileiro 2009. Quem sabe a competição mais disputada de todo o mundo, pelo número de campeões e pela improbabilidade de se acertar o vencedor antes de se começar a disputa.

Se na Itália, Inglaterra, França, Espanha ou Alemanha, duas ou três equipes disputam o título com chances reais, no Brasileirão, pelo menos 7,8 equipes tem chances de levantar o caneco.

Aproveito então para descrever os 8 times que acredito terem chances de título. Começarei na ordem crescente de chances.

SC Internacional: Há 30 anos sem levantar a taça, creio que esse é um dos times mais fortes, tanto do Inter nos últimos tempos, quanto do Brasil. Nomes como Kléber, Índio, Magrão, D'Alessandro, Nilmar e Alecsandro garante o favoritismo colorado.

SC Corinthians P.: Com uma palavra eu descreveria o motivo do favoritismo: Ronaaaldo! Porém, além de ter o fenômeno em alta, o Tetracampeão brasileiro tem nomes fortes, como Felipe, Chicão, André Santos, Cristian, Elias, Douglas e Dentinho. Mantendo a base, o Timão brigará pelo Penta.

Cruzeiro EC: Poderia ter arriscado tranquilamente o Cruzeiro como maior favorito, mas creio que a participação da Raposa até o fim da Libertadores poderá complicar as pretensões no Brasileirão. De qualquer forma, o time tem nomes fortes como Fábio, Athirson, Wagner, Ramires e Kléber. O ponto fraco fica na defesa, que pode prejudicar, e muito, a equipe de Adilson na busca pelo Bicampeonato.

SE Palmeiras: O Verdão joga contra um tabu de 15 anos sem vencer o Brasileiro. Mesmo assim, o time no papel não deixa a desejar para os outros. Por isso, suas chances são boas por ter nomes fortes - Marcos, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza, Willians, Marquinhos e Keirrison. O Palmeiras terá a mesma dificuldade que o Cruzeiro: acertar a sua defesa, porque na frente, é um ótimo time.

CR Flamengo: O Pentacampeão brasileiro tem entrado todo ano na briga. Porém, no final sempre acaba deixando cair a peteca. De qualquer forma, é um dos meus favoritos. Nomes como Bruno, Léo Moura, Juan, Ibson, Jonatas, Zé Roberto e Adriano, principalmente, podem ajudar e muito o Mengão.

Grêmio FPA: Muito bem na Libertadores, o Grêmio pode manter o embalo no Brasileiro e ir longe no campeonato. Não só pelos seus jogadores, mas pela torcida que ano passado apoiou muito no vice-campeonato. O Tricolor tem nomes de peso como Victor, Souza, Tcheco, Douglas Costa (jovem promessa) e um ataque com nomes conhecidos - Jonas, Herrera, Alex Mineiro e Maxi López.

São Paulo FC: Aponto o São Paulo favorito apenas por ser o Tricampeão atual do Brasileiro, porque se for analisar pelo o que o time vem jogando, não deve ficar nem entre os 4 que vão para a Libertadores. Porém, ano passado e retrasado o time começou mal e deu a volta por cima. Quanto a nomes, Miranda, Arouca, Jean, Jorge Wagner, Hernanes, Borges e Washigton são belos nomes, mas que até então não encontraram um entrosamento desejável.

Fluminense FC: Para mim é o mesmo caso de São Paulo, Flamengo e Grêmio. São times bons, que podem brigar por fora, mas que não entram no campeonato em evidência. Mesmo assim, o Flu pode brigar pelo título uma vez que tem um ataque perigoso. Na frente, Conca, Thiago Neves, Leandro Amaral e Fred podem animar a torcida, que tem uma das melhores artilharias-de-frente do Brasil.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ronaldo faz 2 e Timão passa pelo Furacão

Foto: Reinaldo Marques/Terra

Evitei fazer no título o trocadilho - Fenômeno 2 x 0 Furacão -, mas não faltaram sites fazendo isso. Apesar de engraçada, foi a realidade do jogo desta quarta-feira no Pacaembu.

Corinthians e Atlético-PR fizeram um jogo equilibrado, até Ronaldo decidir tudo para o Alvinegro, com dois gols na etapa final.

No primeiro tempo, André Santos teve uma ótima oportunidade, mas a melhor até o fim dos 45 minutos havia sido nos pés de Whalisson, do Furacão. O Jovem camisa 7 acertou a trave de Felipe, que antes havia desviado a bola.

No segundo tempo, Whalisson teve outra chance de ouro. Após jogada pela esquerda, a bola esteve livre para o atacante abrir o placar. Sem competência ou sorte, Whalisson bateu por cima.

Se Whalisson não soube aproveitar suas chances, Ronaldo fez diferente. O atacante buscou o gol o jogo inteiro. De fora da área, aproveitou o vacilo do zagueiro Gustavo e abriu o placar de forma fenomenal.

Minutos depois, quando o Atlético pensava em uma reação, Ronaldo sofreu pênalti e converteu, garantindo o Timão nas quartas-de-final da Copa do Brasil.

Enquanto 3 dos próximos 4 confrontos estão definidos - Vasco x Vitória, Ponte Preta x Coritiba e Flamengo x Internacional -, o Corinthians espera o vencedor de Fluminense e Goiás na noite desta quinta. Quem vencer enfrenta o time de Ronaldo terça que vem, às 21h50 no Pacaembu, pela partida de ida.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Iniesta salva o Barça aos 48 do segundo tempo. Que venham os "Red Devils"


Apesar de ter assistido o jogo dormindo (ou seria dormir assistindo o jogo) achei fenomenal o fim do jogo entre Chelsea e Barcelona na tarde desta quarta-feira, noite em Londres.

Não devo ter acompanhado mais que os 10 minutos iniciais, quando o Chelsea abriu o placar com um senhor golaço de Essien, daqueles que o jogador pega de primeira a bola, no ar, e ainda acerta o travessão antes de entrar.

E também os últimos 10 minutos, quando o time da casa segurava o resultado - 1 a 0 -, suficiente para garantir a classificação na final, dia 27 em Roma, contra o Manchester United, uma vez que a partida de ida havia terminado empatada sem gol na Espanha.

Pelo o que li, a arbitragem foi confusa. Não deu pênaltis para o Chelsea e expulsou Abidal, do Barça, de forma injusta no segundo tempo. Barelona esse desfalcado da zaga titular e sem Henry, artilheiro nato.

E assim, como Muricy Ramalho fala, além do famoso "aqui é trabalho, meu filho", é real que "a bola pune, meu filho". Isso porque, com um jogador a mais, o Chelsea fez o que fazem os times que merecem perder.

Ao invés de matar o jogo, foi dando fôlego para o rival. Quando Messi e Etoo estão em campo, é melhor não vacilar. E foi o que o Chelsea fez.

Aos 48 minutos, faltando um minuto de acréscimo, Bojan e Messi começaram a jogada. Etoo também participou, mas quem decidiu espetacularmente foi Andrés Iniesta. Jogador da base catalã.

Como um gol de video game, quando a bola é rolada na entrada da área e só há um lugar para acertar, Iniesta fez aquilo que torna o futebol lindo. Acertou o ângulo de Peter Cech.

Sou torcedor do Chelsea na Inglaterra e anti-Barcelona na Espanha. Porém fiquei feliz com o gol. Não só pela plasticidade, mas por mostrar que se você puder matar o jogo, faça o enquanto há tempo!

Que dia 27 vença o melhor. Em um tira-teima. Campeão de 2006 contra o Campeão de 2008 da Champions League. De um lado, Lionel Messi, gênio do futebol. Do outro, Cristiano Ronaldo, um dos melhores da história do futebol mundial e português.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Palmeiras vence e leva vantagem mínima para o Recife

Pelo o que foi o duelo entre Palmeiras e Sport na noite desta terça-feira, o time pernambucano pode até comemorar o resultado. 1 a 0 para o Palmeiras foi um resultado injusto, se levar em conta as duas vezes que o Alviverde acertou a trave adversária.

O Palmeiras surpreendeu com três atacantes: Willians, Marquinhos e Keirrison. Porém, nenhum dos três estavam inspirados. Keirrison teve três boas chances no primeiro tempo, mas não teve competência nas finalizações. Os outros dois, foram substituidos na etapa final.

E coube ao paraguaio Ortigoza a missão de entrar no lugar de Marquinhos e fazer o gol solitário da vitória. Ortigol sofreu falta, cavou a expulsão de Hamilton e após a cobrança de falta batida por Cleiton Xavier, o camisa 20 do Verdão desviou de cabeça, no cantinho do gol de Magrão.

Se não foi decisivo para a partida, Diego Souza foi um dos melhores em campo. Sempre dando o combate, o meia alviverde teve duas chances ótimas para marcar. Na primeira, a bola passou raspando o travessão. Na segunda, ele caprichou no cabeceio, porém a bola, caprichosa, tocou no pé da trave.

Agora, o Palmeiras viaja a Recife podendo empatar e, se marcar um gol fora, pode até perder por 2 a 1, uma vez que estaria se classificando por fazer um gol fora de casa.

Ao que me parece, o Palmeiras deve levar a classificação, pois difícil será o time de Luxa não fazer gol na Ilha do Retiro, visto que em 3 confrontos contra o Sport na Copa, o Verdão marcou em todos (4 no total e 2 desses em Recife).

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Festa nos Estaduais por todo Brasil

Na tarde deste domingo, grande parte dos títulos estaduais por todo o Brasil foram definidos.

Ao todo, 9 clubes levantaram a taça de campeão e deram a volta olímpica.

Em São Paulo, deu Corinthians, que podia perder por até dois gols de diferença. No final, o time da capital segurou o Santos, 1 a 1, e levou o caneco pela 26ª vez, seguindo como o maior vencedor do estado.

O campeonato mostra seu equilíbrio nos últimos anos, uma vez que o São Paulo venceu em 2005, o Santos em 06/07, o Palmeiras em 2008 e o Timão agora em 2009.

No Rio de Janeiro, o Flamengo conquistou o Tricampeonato (Quinta vez que consegue o feito de forma consecutiva) vencendo o Botafogo nos pênaltis - 4 a 1-, coincidentemente, a terceira vez seguida que derrota o adversário para conquistar o título.

Com a manutenção da freguesia, o Fla, agora com 31 título, ultrapassa o Fluminense no número de canecos estaduais, e festeja sua superioridade nos últimos anos.

Em Minas, o Galo vai se tornando freguês de carteirinha do Cruzeiro. A raposa conquistou o bi em cima do Alvinegro, após vencer a primeira partida por 5 a 0, e segurar o empate em 1 a 1 no jogo de volta.

Na Bahia, o Vitória podia perder por até um gol de diferença. O primeiro tempo terminou com o Bahia em vantagem - 2 a 0 -, mas na segunda etapa o Rubro-negro empatou o jogo, sagrando-se campeão baiano.

Na Paraíba, o Sousa sagrou-se campeão ao bater o Treze, 2 a 1, na final. Em Santa Catarina deu Avaí. 6 a 1 sobre o Chapecoense na finalíssima. No Ceará deu Fortaleza, após um empate em 1 a 1 no Castelão.

No Goiano, o Goiás fez o resultado que precisava (2 a 0 sobre o Atlético-GO) e sagrou-se campeão. E por fim no Paraná, o Atlético venceu o Cianorte por 2 a 0, e garantiu a taça de campeão paranaense.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Definidas as oitavas-de-final da Copa Libertadores

Após os jogos que restavam para o fim da fase de grupos da Copa Libertadores, nesta quinta-feira, os próximos oito confrontos da segunda fase ficaram definidos.

No total, 16 equipes passaram para a primeira fase eliminatória. Delas, 5 times do Brasil; 2 da Argentina, Uruguai e México; e 1 do Chile, Paraguai, Peru, Equador e Venezuela.

As duas chaves ficaram definidas. De um lado, equipes fortes como Grêmio, São Paulo e Cruzeiro; enquanto do outro, Boca Juniors, Palmeiras, Nacional e Sport.

Como melhor classificado, o Grêmio tem a chance de decidir todos os jogos em sua casa. Já os peruanos do San Martín, por exemplo, jogariam sempre a segunda fora.

Confiram os oito confrontos:

Primeira Chave
1º Grêmio* x Universitário San Martín(PER) 16º
8º Caravas(VEN)* x Deportivo Cuenca(EQU)9º
4º São Paulo* x Chivas Guadalaraja(MEX) 13º
5º Cruzeiro* x Universidade do Chile 12º

Segunda Chave
2º Boca Juniors(ARG) x Defensor Sporting(URU) 15º
7º Libertad(PAR)* x Estudiantes La Plata(ARG) 10º
3º Nacional(URU)* x São Luis Potosí(MEX) 14º
6º Sport* x Palmeiras 11º
* Fazem o segundo jogo em casa

Desde já arrisco meus palpites de classificação às quartas-de-final e, porque não, arrisco a final que para mim ocorrerá: Boca Juniors x Cruzeiro. A mesma de 1977, quando os Xeneizes sagraram-se campeões da América, ao bater o time mineiro nos pênaltis, conquistando sua primeira Copa no Estádio Centenário, em Montivedeo.

Para as quartas, acredito em Grêmio, Caracas, São Paulo, Cruzeiro, Boca, Estudiantes, Nacional e Palmeiras. E você, quase inexistente leitor, concorda? Opine!