terça-feira, 23 de abril de 2013

A dura tarefa do São Paulo na Libertadores: ganhar do Galo, melhor campanha da competição, e jogar contra um grande tabu

O torcedor são-paulino comemorou na última quarta-feira (com toda justiça, diga-se de passagem) uma suada e angustiante classificação para as oitavas de final da Libertadores. Porém, por uma crueldade do futebol, o time que passou com a pior campanha, terá pela frente o fortíssimo Atlético-MG, em dois jogos muito interessantes.

Além da dificuldade que será enfrentar o Galo na fase de mata-mata da competição, o time enfrentará um péssimo histórico nesses confrontos eliminatórios: desde 2005, quando ganhou Libertadores e Mundial, foram várias as eliminações, em campeonatos como Paulista (6), Copa do Brasil (2), Recopa (1), Sul-Americana (3) e Libertadores (5). Apenas um título em mata-mata, na Sul-Americana do último ano.

O mais curioso disso tudo é que nas últimas cinco Taça Libertadores disputadas, quatro brasileiros (em cinco oportunidades) eliminaram o tricolor: Internacional (2006 e 2010), Grêmio (2007), Fluminense (2008) e Cruzeiro (2009). Será uma maldição? Pois São Paulo e Atlético-PR fizeram a primeira final entre dois clubes do mesmo país, em 2005, algo repetido no ano seguinte.

Pelo Paulistão foram seis eliminações, TODAS nas semifinais: São Caetano (2007), Palmeiras (2008), Corinthians (2009) e Santos (2010, 11 e 12). A última decisão do clube foi em 2003, derrota para o Timão. Na Copa do Brasil, o time jogou a competição apenas 2 vezes nos últimos dez anos, com eliminações nas duas: Avaí (2011) e Coritiba (2012).

"Enriquecendo" ainda mais o currículo de eliminações sofríveis com uma Recopa, perdida para o Boca Jrs (2006) e três Sul-Americanas, Millonarios (2007), Atlético-PR (2008) e Libertad (2011). Aliás, estas três últimas por total falta de interesse na competição, que após ser conquistada ano passado, passou a ser tratada com respeito no clube, como se fosse a principal competição da temporada.

Chegou a hora do tricolor, "embalado" por um título mediano (Sul-Americana 2012), mostrar que é copeiro, como já foi no início dos anos 1990, ou então continuar na mesmice dos últimos cinco anos, caracterizando o título sobre o Tigres como um acaso em sua história!!!

Só teremos uma resposta incial no próximo mês, nos dias 2 e 8 de maio, quando o Tricolor receberá o Galo no Morumbi e viajará para o Independência, nas duas datas, respectivamente. Caso passe pelo Galo, ai o torcedor terá mais dias de angustia e sofrimento, marca registrada do Clube da Fé nos últimos tempos.


Nenhum comentário: