quarta-feira, 10 de abril de 2013

Vélez empata e Galo garante a melhor campanha da fase de grupos da Taça Libertadores 2013

O Vélez Sarsfield encerrou sua participação na fase de grupos da Taça Libertadores 2013 "prejudicando" dois clubes muito vencedores da competição, que juntos acumulam 8 taças. Jogando em casa, o time argentino empatou com o Emelec sem gols, o que garantiu aos dois a classificação para a próxima fase.

O primeiro prejudicado diretamente com o resultado foi o Club Atlético Peñarol, que mesmo com a vitória por 3 a 0 sobre o Deportes Iquique, não conseguiu se classificar para a fase de mata-mata, pelo segundo ano seguido. Após ser finalista em 2011, perdendo para o Santos, o time uruguaio segue sem disputar a fase eliminatória da competição.

Outro prejudicado, mesmo que indiretamente, foi o São Paulo Futebol Clube. Com o empate do Vélez contra o Emelec, o Atlético-MG garantiu a melhor campanha da primeira fase, o que lhe dá o direito de decidir sempre em casa ao longo da competição.

Mas aí você pergunta: o que o São Paulo tem a ver com isso? Bom, São Paulo e Atlético se enfrentam na última rodada, pelo grupo 3 da fase de grupos. Caso o Tricolor ganhe e se classifique, obrigatoriamente ele enfrentará o melhor primeiro colocado da competição.

Assim, o Galo tem a chance de, no dia 18 de abril em partida a ser disputada no estádio do Morumbi, eliminar o rival e não enfrentá-lo na próxima fase. Muito provavelmente enfrentaria o Arsenal ou o próprio Strongest. Sinceramente, é o melhor negócio para o time de Belo Horizonte, pois no mata-mata começa tudo do zero.

Para conseguir tal feito, basta um empate ou uma vitória atleticana na capital paulista, enquanto aos são-paulinos apenas uma vitória serve, torcendo ainda para o The Strongest não vencer o Arsenal Sarandí, na Argentina.

Acredito que será menos sofrível para o Tricolor Paulista (principalmente seu torcedor) ser eliminado logo nessa fase. O time "armado" por Ney Franco não entrou no espírito da competição e dificilmente entrará, fazendo o torcedor sofrer e passar mais vergonha. Assim, uma vitória daria apenas um pouquinho mais de fôlego, para ser eliminado duas semanas depois.

Quanto ao Galo, terá que lutar contra a sina dos melhores primeiros colocados. Desde 1996, quando o River Plate foi campeão, nenhum outro time que terminou a fase de grupos com a melhor campanha foi campeão.

Em 2012 o Fluminense fez ótima campanha, caindo para o Boca Jrs. nas quartas. Em 2011 foi o Cruzeiro que sofreu com a sina, perdendo para o Once Caldas já nas oitavas. Em 2010 o Corinthians, melhor primeiro, também foi eliminado nas oitavas. Ou seja, poucos clubes tem vida longa após garantir a melhor classificação.

Confira abaixo a lista dos clubes desde 1996:
ANO - CAMPEÃO / MELHOR PRIMEIRO (FASE QUE CHEGOU)
2012 - Corinthians / Fluminense (quartas)
2011 - Santos / Cruzeiro (oitavas)
2010 - Internacional / Corinthians (oitavas)
2009 - Estudiantes / Grêmio (semi)
2008 - LDU / Fluminense (final)
2007 - Boca Jrs. / Santos (semi)
2006 - Internacional / Vélez (quartas)
2005 - São Paulo / River Plate (semi)
2004  - Once Caldas / Santos (quartas)
2003 - Boca Jrs. / Corinthians (oitavas)
2002 - Olímpia / América (MEX) (semi)
2001 - Boca Jrs. / Vasco da Gama (quartas)
2000 - Boca Jrs. / América de Cali (oitavas)
1999 - Palmeiras / Corinthians (quartas)
1998 - Vasco / River Plate (semi)
1997 - Cruzeiro / Colo Colo (semi)
1996 - River Plate / River Plate (final)

Nenhum comentário: