Após 18 rodadas onde os quatro grandes do Estado de S.Paulo tiveram tempo de fazer sua pré-temporada, com três deles disputando a Libertadores simultaneamente, o Campeonato Paulista se aproxima da fase aonde ele se transforma em Paulistão, deixando de ser Paulistinha.
Com um regulamento esdrúxulo, onde 20 clubes disputam 19 rodadas, para que oito deles disputem as quartas de final do campeonato, é (quase) praticamente impossível que o quarteto formado por Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo fique de fora da fase de mata-mata.
Após os duelos desse último fim de semana, sete clubes já estão garantidos: São Paulo, Ponte Preta, Mogi Mirim, Santos, Palmeiras, Corinthians e Botafogo-SP. Penapolense e Linense disputarão a última vaga.
Destes clubes, apenas o São Paulo tem seu confronto quase definido nas quartas de final, onde muito provavelmente enfrentará provavelmente o Penapolense, ou talvez o Linense. Em último caso, o Tricolor enfrenta o Botafogo, caso o Tricolor de Ribeirão Preto perca e a Penapolense ganhe do Santos, algo difícil de se imaginar.
Com uma campanha digna de clube de ponta do estado, o que a torna a quinta força paulista, a Ponte Preta tem tudo para garantir a segunda posição geral, enfrentando um clube do interior, no momento o Botafogo. Assim, restando quatro posições e três grandes, é muito provável que tenhamos um clássico já no início do Paulistão.
Se acabasse hoje, ou se os clubes não alterarem de posições, o Santos receberia o Palmeiras, enquanto o Corinthians viajaria para enfrentar o Mogi Mirim. O Timão cairia na chave de Ponte e Botafogo, enquanto Peixe e Verdão estariam na chave do São Paulo.
Fato é que tivemos que esperar 18 rodadas (com clássicos mornos) para que o campeonato se tornasse atrativo. Apenas a décima nona terá alguma graça, que já os jogos serão simultâneos, ou seja, a cada momento a classificação pode ser alterada.
Olhando o formato de outros campeonatos, podemos dizer que além de mais chato (disparado) o Paulista consegue ter menos emoção, pois mesmo com mata-mata no final, sabemos que só haverá emoção quando os 4 grandes se enfrentarem.
Campeonatos como Carioca ou Gaúcho, com duas fases de mata-mata, são muito mais interessantes que o Paulistinha. Escolhendo aleatoriamente, até o Maranhense, ou o Amazonense conseguem ser mais emocionantes, com dois turnos e semifinais e finais em cada um deles.
Ou a Federação Paulista de Futebol altera o formato, diminuindo também o número de participantes, ou cada vez será menos o interesse do torcedor paulista pelo estadual, cansativo e longo, com 80% (talvez 90%) de seus jogos chatos e sem muita importância.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Paulistinha 2013 chega à reta final da primeira fase; Próxima rodada define confrontos do Paulistão 2013
Marcadores:
Campeonato Paulista 2013,
Corinthians,
FPF,
Futebol Paulista,
Palmeiras,
Paulistão,
Paulistinha,
Ponte Preta,
santos,
São Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário