sexta-feira, 12 de abril de 2013

Palmeiras vence Libertad no sufoco e está no mata-mata da Libertadores; 5 vagas ainda estão abertas para próxima fase

O Palmeiras segue até o momento a cartilha ideal para um clube que quer se classificar para a fase de mata-mata de uma Taça Libertadores: fazer com sucesso a lição de casa. Assim, com a terceira vitória em casa - 1 a 0, sobre o Libertad, no Pacaembu - o Verdão garantiu vaga na próxima fase da competição.

Em um jogo que realçou a principal qualidade do time de Gilson Kleina, a entrega de todo o elenco, o time de paulistano foi cirúrgico, encontrando o gol em um lance isolado no segundo tempo, quando Wesley chutou fraco de fora da área, a bola sobrou nos pés de Charles que bateu para o gol.

Em seguida, para deixar a adrenalina em alta na partida, Wesley, que deu a "assistência" do gol, foi expulso, deixando o time por mais da metade do segundo tempo com 10 jogadores em campo. Bem posicionado, com todos os jogadores na defesa, o Palmeiras pouco sofreu com o ataque paraguaio e garantiu os três pontos.

Com o resultado, o Verdão está classificado para a próxima fase, com 9 pontos, pois Libertad (2) com 8 pontos e Tigre com 6 se enfrentam, ou seja, apenas um dos dois pode ultrapassá-lo, e o Sporting Cristal, com 5 pontos conquistados, já está eliminado.

5 VAGAS PARA 11 EQUIPES
Ainda restam cinco vagas em disputa para a disputa do mata-mata (dez jogos), que terá os 16 melhores classificados da fase de grupos. No Grupo 2, Libertad e Tigre se enfrentam no Paraguai. Quem vencer se classifica, o empate classifica o Libertad.

No Grupo 3, The Strongest, São Paulo e Arsenal Sarandí disputam a segunda vaga do grupo, que tem o melhor primeiro colocado, o Atlético-MG. Como explicado a dois posts atrás, o Tricolor se classifica se vencer e o Strongest não triunfar, podendo um empate entre Arsenal x The Strongest levar o segundo colocado a ser conhecido por sorteio.

Pelo Grupo 6, Real Garcilaso e Tolima disputam a segunda vaga, já que Independiente Santa Fé já está garantido. O Real precisa de um empate contra o Santa Fé na Colômbia para se classificar e não ter que se preocupar com o jogo Cerro Porteño x Tolima. Já o Tolima, se classifica se vencer e o Santa Fé também triunfar.

Por fim, no Grupo 8, em teoria (e na prática após 5 rodadas) o mais equilibrado da competição, todas as quatro equipes estão na disputa. Na última rodada, o Fluminense recebe o Caracas e o Huachipato, do Chile, recebe o Grêmio. Quem triunfar se classifica em qualquer um dos jogos. Fluminense e Grêmio se classificam em caso de empate em seus jogos.

11 CLASSIFICADOS
Grupo 1
Nacional (URU)
Boca Juniors (ARG)

Grupo 2
Palmeiras (BRA)

Grupo 3
Atlético-MG (BRA)

Grupo 4
Vélez (ARG)
Emelec (EQU)

Grupo 5
Corinthians (BRA)
Tijuana (MEX)

Grupo 6
Santa Fé (COL)

Grupo 7
Olímpia (PAR)
Newell's Old Boys (ARG)

Nenhum comentário: