terça-feira, 22 de abril de 2008

Entrevistando o cara da pimenta

POR JOSÉ ROBERTO TORERO

Se não o melhor, um dos melhores jornalistas que escrevem atualmente. É uma história de ficção porém muito inteligente, quem tiver mais interesse tem o blog dele nos links.

"Eu me encontrei com o sujeito que atirou o gás no vestiário do São Paulo. Ele come amendoim com fenobarbital

ONTEM PELA manhã, quando entrei no Bar da Preta, importante reduto filosófico-futebolístico da capital paulista, deparei-me com um cara de camisa verde que nunca havia visto por ali. Ele tinha olhos arregalados, um tique nervoso em que dava pequenas cabeçadas para a direita e um riso meio estranho, parecido com o do Beavis (ou seria do Butt-Head?).

Por via das dúvidas, sentei-me longe dele.
Porém, para meu azar, a Preta foi até onde eu estava e disse: "O biruta ali quer falar com você".
Eu me aproximei do sujeito e, antes que dissesse meu nome, ele se apresentou:
"Rerré, Gardenal, muito prazer, rerré."
"Quer falar comigo, Gardenal?"
"Rerré, quero, rerré."
"Pois diga lá."
"Fui eu, rerré."
"Foi você que o quê?"
"Que atirei o gás, rerré."
"Aquele genérico de gás pimenta no vestiário do São Paulo?"
"É, rerré, fui eu, rerré."
"Mas o Luxemburgo insinuou que teria sido o próprio São Paulo que..."
"É, ele disse, rerré. Mas nessa aí ninguém acredita. O Luxa é pinelzão, rerré."

Nessa hora, a Preta deixou um pratinho com amendoins para nós. Gardenal jogou ali umas pílulas de fenobarbital, misturou tudo, encheu a mão e engoliu.
Depois comentou: "Hum, com amendoim fica mais salgadinho, rerré."
"Sei, sei..."
"Quer um pouco?, rerré."
"Não, vou tomar a minha Fanta Uva matinal."
"Depois eu que sou louco, rerré."
"Vamos voltar ao assunto. Por que você atirou o gás?", perguntei.
"Sei lá. Bagunça é legal, rerré."
"O seu time não precisava disso para vencer."
"Eu sei, rerré. Foi só zoeira, rerré."
"Agora vocês talvez não possam fazer a final no Parque Antarctica."
"Eu sei, rerré. Mas não faz mal, rerré."
"Como não faz mal? Vocês brigaram tanto por isso!"
"Tá tudo planejado aqui, rerré", disse ele, batendo com o indicador na cabeça.
"Mas o jogo pode até ser transferido para o interior", argumentei.

Ele balançou a cabeça negativamente (por uns 30 segundos) e contra-argumentou: "Que nada, o Serra é palmeirense, rerré. Os caras da federação têm medo dele, rerré".
"Então, onde vocês vão jogar?"
"No Morumbi, rerré."
"Será que depois disso o São Paulo alugará o estádio para o Palmeiras?"
"Tranquilo, rerré. Eles ganham dinheiro e a gente também, rerré."
"Mas isso seria premiar o vandalismo, seria uma loucura!"
"Loucura, rerré."
"E você, o que ganha com isso?"
"Fama na galera, rerré. Tô com a maior moral, rerré."
"Mas, meu rapaz, fazendo essas coisas, o que você vai ser na vida?"
"Sei lá! Bin Laden, rerré. Ou presidente de torcida, rerré."

Então Gardenal pegou o pratinho com amendoins e pílulas de fenobarbital, virou tudo de uma vez na boca e se levantou.
"Já vou indo, rerré. Vou comprar umas bombinhas, rerré."
"Não é cedo para festas juninas?", perguntei ingenuamente.
"Rerrerré", ele respondeu com certo escárnio".

Nenhum comentário: