sábado, 23 de fevereiro de 2008

Quem foi melhor?


Essa semana só deu ’’ fenômeno’’ na tv. A contusão de Ronaldo foi destaque nas principais mídias do Brasil e do mundo.Eis que surge a grande questão: Será que o eterno camisa 9 volitará a jogar futebol?Essa pergunta, deixo pros críticos já formados e atuantes na profissão responderem, além é claro, do sagrado e sábio tempo.Aqui no Blog, a pergunta que lanço é outra, já que diz respeito a dois dos maiores atacantes da historia do futebol brasileiro: quem foi melhor, Ronaldo ou Romário?


Diferente de outras comparações já feitas, vou iniciar a minha pelo fator idade de ambos os craques.Hoje Ronaldo está com 31 anos.Eis a comparação de carreira na mesma faixa etária:


Ronaldo: Com 31 anos, lesionado e talvez abandone o futebol.Sua carreira esta em decadência aproximadamente desde 2003, quando foi campeão e artilheiro da liga espanhola.Alternou bons e maus momentos no clube, mas fez boas apresentações na seleção em amistosos e nas eliminatórias.Na copa de 2006, mesmo gordo, conseguiu ser um dos destaques da fatídica seleção.


Romário: Com 31 anos, estava no auge.Voltou a seleção após 2 longos anos de ausência devido a algumas desavenças com o então técnico na época Zagallo.Artilheiro máximo da seleção brasileira naquele momento e tendo ao seu lado no ataque o ainda garoto fenômeno.Campeão da copa América e das Confederações naquele ano de 97 com atuações de gala e sempre artilheiro.Acabara de ter sido campeão carioca invicto no ano anterior é claro, sendo artilheiro, além do vice-campeonato da copa do Brasil de 97.Começa o ano de 98 sendo artilheiro do Brasil na copa ouro tendo Edmundo seu parceiro de ataque (seleção aquela formada com jogadores que atuavam apenas no futebol brasileiro, tais como César Sampaio, Junior, etc).Estava presente em todos os amistosos antes da copa de 98 até ser cortado já na França, antes do ultimo jogo de preparação contra a seleção de Andorra.Prometeu que voltaria antes da copa e assim foi feito.Voltou pelo flamengo e ainda deixou sua marca.A história daquela fatídica copa seria outra, a dupla Romário Ronaldo estava voando em entrosamento.


E falando sobre entrosamento, essa dupla foi sucesso. O retrospecto é excelente. Foram 19 jogos, com 14 vitórias, três empates e duas derrotas. A seleção marcou 56 gols, média de 2,94, sendo que 34 foram feitos pela dupla, o que dá 60% dos gols. Romário marcou 19 vezes e Ronaldo, 15. Em apenas três partidas nenhum dos dois fez gol.Jogaram juntos pela primeira vez em alguns amistosos antes da copa de 94, sendo que Ronaldo entrava sempre no segundo tempo no lugar ou de Romário ou de Bebeto (porém na copa de 94, Ronaldo viu do banco o baixinho brilhar).Em 97 os dois atuaram praticamente o ano inteiro juntos e quase todos os gols da dupla pela seleção foram feitos neste ano.Destaque para a final da Copa Das Confederações, cujo placar foi 6x0, com três gols de cada.O ultimo jogo dos dois juntos pela seleção foi o amistoso contra o Barcelona, em 99.Uma parceria breve que foi interrompida pelas lesões de Ronaldo e pela teimosia de Luxemburgo, este que ainda chamou Romário para alguns jogos e o baixinho sempre correspondendo, e Felipão, que o cortou.


Antes da contusão de Ronaldo, todos falavam que queria ver ele no ataque da seleção em 2010.Lá, ele terá de 33 para 34 anos, Isso se jogar.Nessa mesma idade, aos 34 anos, Romário teve um ano histórico.Foi Campeão Brasileiro, da Mercosul (em uma final contra o palmeiras que não só para mim, mas acho q para muitos que lerão foi o jogo mais emocionante da história do futebol), vice-Mundial, vice do Rio São Paulo, vice-campeão Carioca.Foi o ano também que o baixinho marcou mais gols (Mais de 70) em um ano.Além de, em 2001, com 35 anos, ser o artilheiro das eliminatórias da copa de 2002 ao lado de Rivaldo (tendo jogado menos da metade dos jogos e Rivaldo a competição inteira).Injustamente cortado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, Romário iria para sua terceira Copa, já que havia disputado 94 e 90 e tendo sido cortado em 98. E o baixinho ainda teve fôlego, aos 39 anos, ser o artilheiro do campeonato brasileiro de 2005 vencido pelo Corinthians, disputando arduamente a artilharia com o menino Tévez, que na época, voava. E Romário em jogos OFICIAIS, é o maior artilheiro da história do futebol, superando Pelé, Puskas e Di Stefano.


Comparando as artilharias dos dois jogadores:


ROMÁRIO
Artilharias
1986 - Vasco - Campeonato Carioca com 20 gols
1987 - Vasco - Campeonato Carioca com 16 gols
1988 - Brasil - Torneio Olímpico de Futebol com 7 gols
1989 - PSV Eindhoven - Campeonato Holandês com 19 gols
1990 - PSV Eindhoven - Campeonato Holandês com 23 gols
1990 - PSV Eindhoven - Liga dos Campeões da Europa com 6 gols
1991 - PSV Eindhoven - Campeonato Holandês com 25 gols
1993 - Barcelona - Liga dos Campeões da Europa com 7 gols
1994 - Barcelona - Campeonato Espanhol com 30 gols
1996 - Flamengo - Campeonato Carioca com 26 gols
1997 - Flamengo - Campeonato Carioca com 18 gols
1997 - Flamengo - Torneio Rio-São Paulo com 7 gols
1997 - Brasil - Copa das Confederações com 7 gols
1998 - Flamengo - Campeonato Carioca com 10 gols
1998 - Flamengo - Copa do Brasil com 7 gols
1999 - Flamengo - Campeonato Carioca com 16 gols
1999 - Flamengo - Copa do Brasil com 8 gols
1999 - Flamengo - Copa Mercosul com 8 gols
2000 - Vasco - Mundial de Clubes da FIFA com 3 Gols
2000 - Vasco - Torneio Rio-São paulo com 12 gols
2000 - Vasco - Campeonato Carioca com 19 gols
2000 - Vasco - Copa Mercosul com 11 gols
2000 - Vasco - Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange) com 20 gols
2001 - Vasco - Campeonato Brasileiro com 21 gols
2002 - Brasil - Eliminatórias da Copa do Mundo
2005 - Vasco - Campeonato Brasileiro com 22 Gols (com quase 40 anos de idade)
2006 - Miami FC - USL Soccer com 20 Gols (com 40 anos de idade)
Total de 27 artilharias em 21 anos.


Ronaldo
Artilharias
-1993 - Libertadores
-1994 - Campeonato Mineiro
-1995 - Campeonato Holandês
-1997 - Copa América
-1997 - Espanhol
-1999 - Copa América
-2002 - Copa Do Mundo
-2003 - Espanhol
-2004 - Espanhol
Total de 9 artilharias em 14 anos.

Agora, é só comparar!

6 comentários:

André Ranieri disse...

Os dois são foda! Romário é rei. Mas se fosse para escolher um dos dois, e no auge, escolheria o fenomeno. Nos tempos de Barça, não tinha pra ninguém, ele era o cara mais apelão do mundo. Pura velocidade. Mas o romário não deixa pra menos também, no próprio Barcelona, ele deitou.

Felippe Filadoro disse...

os dois são foda mesmo!tanto é que juntos na seleção era só caxa os dois sempre metiam gol e quando um fazia era passe do outro...mais pra mim o romário foi o melhor...a media de gosl dele no barça eh maior do q a do ronaldo e no psv também...alem de na seleção da historia do barça ele esta e o ronaldo nao..mais os dois são rei..eh q a gente nao viu direito o auge da velocidade do romario e sim o auge da area pq ate 96,97 era velocidade pura!

Gustavo Coelho disse...

IMPARCIAL EIN!!!!

Felippe Filadoro disse...

hahahaha demais neh...não mais eu quis escrever desse jeito nesta postagem mesmo...mais vo fazer uma homenagem pro seu time em breve cogu...aguarde...pensei em uns temas legais q td dia postarei..alguns posts ja estão prontos

Gustavo Coelho disse...

ahhahah grande fee!!
mas eh a real mesmo....
o baixinho deu mtos frutos!!!
o fenomeno teria que perder uns 10 15 kilos pra nao se foder como se fode!!!

Carlos Geovanni Soares disse...

Até os 31 anos de Romário, ele tinha 13 artilharias, coisa que o fenomeno com certeza teria conseguido se não tivesse seguidas contusões.

Vale ressaltar também que ser artilheiro no Brasil é sempre mais fácil. Então essa sua comparação não leva a nada.