terça-feira, 27 de maio de 2008

A volta de Cafu para o Brasil



O capitão do Pentacampeonato Mundial do Brasil em 2002 deve voltar ao país para encerrar sua carreira. Uma carreira vitoriosa e de muitos títulos do lateral-direito que passou por São Paulo, Real Zaragoza, Juventude, Palmeiras, Roma e Milan. Além disso foi o recordista brasileiro em partidas nas Copas do Mundo - jogou em 94, 98, 2002 e 2006.

Hoje com 37 anos, Cafú é marcado por grandes feitos como o Bi-Mundial pelo tricolor paulista em 92-93, quatro participações em Copas do Mundo - vencendo duas (94 e 2002) - uma Champions League pelo Milan ano passado e outro Mundial Interclubes contra o Boca, também no ano de 2007.

A única marca negativa na sua carreira foi em 2006, quando a seleção era considerada grande favorita para o Hexa, e alguns recordes pessoais de jogadores como o próprio Cafu, Roberto Carlos e Ronaldo Fenômeno, ficaram à frente da importância da equipe em si.

Sondagens diziam que o jogador poderia voltar para o São Paulo e finalizar a carreira no clube que o projetou para o mundo, mas aparetemente o clube do Morumbi não tem interesse no jogador, o que seria uma pena pois o jogador merecia voltar como uma forma de homenagem pelo o que já fez no clube.

O Palmeiras, time que ele jogou de 1995 a 1997, também parece não ter demonstrado interesse pelo atleta, já que tem um time bem encaminhado e o lateral não teria lugar cativo na equipe de Luxemburgo.

O que se imagina é que Santos e Corinthians deverão brigar pelo jogador. O Santos realmente está muito carente na posição - Betão tem jogado na posição - e o Corinthians, idem - o volante Carlos Alberto tem jogado na posição. Cabe então aos clubes interessados, a inteligência de analisar a situação e pesar os pontos da balança.

Por um lado, Cafu é um jogador de uma idade elevada, 37 anos já não é nenhum menino. Por outro lado o lateral é um exemplo de atleta, que se cuida muito bem fisicamente e não é daqueles amantes da vida noturna como os Ronaldos da vida.

O certo é: após 11 anos de Europa, o jogador deve demorar para se adaptar ao futebol brasileiro e pelo o que se ouve, a intenção dele é vir para jogar no meio de campo, assim como Júnior, hoje no São Paulo faz. Por experiência própria de ver o lateral-esquerdo tricolor jogar atualmente, acho que Cafu é um jogador que não tem espaço no futebol daqui.

E você caro e raro leitor, o que pensa?

Um comentário:

Felippe Filadoro disse...

eu queria cafu no timão